08 maio, 2010


Dicas de prevenção à violência doméstica



Se acalme. Respire fundo antes de chamar a atenção do seu filho.

Evite discutir os problemas sob o efeito da raiva, pois dizemos coisas inadequadas para a aprendizagem das crianças, que as magoam tanto quanto nos magoariam se fossem dirigidas a nós!


Lembre-se de como você era e de como foi tratado pelos adultos. Uma boa conversa pode ser melhor que um castigo.


Acompanhe de perto a vida de seus filhos. Fazemos coisas sem pensar quando somos surpreendidos. Ouça o que eles têm a dizer antes de tirar conclusões no escuro.


Se a criança mereceu uma bronca você deve dizer claramente o porquê. Mostre a ela como fazer diferente nas próximas vezes.


Vá devagar com seu filho. As crianças levam tempo para aprender as coisas. Não dá para conseguir tudo de uma só vez.


Mostre a criança o comportamento mais adequado dando o seu próprio exemplo.


Jamais recorra a tapas, insultos ou palavrões. Como adultos não queremos ser tratados assim quando cometermos um erro. Então não devemos agir assim com nossos filhos!

Devemos tratá-los de maneira respeitosa como esperamos ser tratados por nossos colegas, amigos ou pessoas da família, quando nos equivocamos.


Valorize e faça observações sobre os aspectos positivos do comportamento deles. Elogios sobre bom comportamento nunca são demais!


Prevenir é melhor que remediar, sempre. Gerar espaços de diálogos com as crianças desde pequenos colabora para que dúvidas e problemas sejam solucionados antes do conflito. Integrá-las nas atividades do dia-a-dia evita que tentem chamar a atenção por outros meios.


Se sentir que errou e se arrependeu, peça desculpas às crianças. Elas aprendem mais com os exemplos que vivenciam do que com os nossos discursos!

Synésio Batista da Costa-Presidente da Abrinq

Nenhum comentário:

Postar um comentário