08 maio, 2010


Atenção garotada! Leiam com seus pais estas orientações e prestem bastante atenção!



1º - Se você se perder de seus pais, no Shopping Center ou na praia:
Menino ou menina, se acontecer de você se perder do seu pai, da sua mãe ou de um responsável, não se desespere! Observe em volta e procure alguém que lhe inspire confiança para lhe auxiliar.


No Shopping Center:

Você pode buscar ajuda com os atendentes nos balcões de informações ou pedir socorro a um segurança ou um policial uniformizado que esteja mais próximo.



As crianças maiores, com bastante entendimento e os adolescentes, podem combinar um local, para se reencontrarem com seus pais caso se percam. Para os pequeninos esta opção não é apropriada!

Os shoppings nos dão a sensação de segurança e conforto e como as praias, são excelentes opções de lazer. É comum nestes deliciosos passeios, tanto as crianças quanto os pais se distraírem com muitas coisas interessantes para apreciarem, porém, é bom tomar certos cuidados.

Nunca fiquem sozinhos nas escadas rolantes dos shoppings! Acidentes graves têm acontecido, porque crianças brincam, sobem e descem escadas rolantes sem a proteção dos pais ou de um responsável.

Tomem cuidado também, nos estacionamentos! É difícil para os motoristas visualizarem crianças pequenas. Pode ser muito perigoso e ocorrerem acidentes graves.
E os pequenos se estiverem distantes dos pais, entre tantos carros nos estacionamentos, podem ser vítimas de pessoas com más-intenções.


Na praia:

Uma sugestão bem legal é você usar a pulseirinha de identificação. Que são distribuídas gratuitamente pelos postos de salva-vidas, alguns postos dos bombeiros e de policiais. Estas pulseirinhas podem ser usadas, também nos Shoppings Center ou em qualquer passeio. Meninos e meninas de qualquer idade podem usá-las! Além de serem importantíssimas, são lindas e coloridas! Nelas os pais põem informações imprescindíveis, como o nome completo da criança, telefone, endereço, etc.

Os pais devem orientar a criança, na possibilidade de se perderem, para procurar os postos de salva-vidas e também a falarem seu nome, telefone e endereço direitinho.



Não adianta combinar com a mamãe: “àquele coqueiro”, “àquela barraca de tal cor”... etc. Isso não funciona! Rapidamente a praia vai ficando lotada e o tal coqueiro se confunde com os outros e a tal barraca, desaparece no meio das outras. A criança se distrai na água... Vai lá para o outro lado, se distancia e ai, se perde! Acontecem centenas de casos, em várias praias.

Você não deve se distanciar de seus pais! Eles te amam e se pedem para você ficar por perto, não é porque “são chatos” e sim por se preocuparem muito com você.



Os pais também devem ficar o tempo todo atentos, para ver se vocês não estão se afastando do local onde eles estão. Já dizia a vovó: “Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém!”

Em locais muito movimentados, crianças pequenas devem andar de mãos dadas com um adulto ou serem carregadas no carrinho ou no colo. O quê?! Você não gosta? Quer ficar solto? Quer andar sozinho lá atrás ou lá na frente?
É! Eu sei como é isso! Algumas crianças ficam aborrecidas por terem de andar de mãos dadas ou no colo. Teimam, fazem birra... Ainda não compreendem que os pais só querem o bem de seus filhos. Só que com os pequenos têm que ser assim, não dá para fazer à vontade de vocês.

Se você estiver sozinho e se perder, não fique vagando sem rumo e sem um adulto de confiança que te proteja. Sempre busque ajuda e não se distancie muito. Pode ser mais difícil para seus pais te reencontrarem, se você se afastar. Ficar também andando sozinho, não é legal! Você pode correr o risco, de uma pessoa desconhecida e com má-intenção se aproximar.

Com os maiores, os pais não precisam mudar por medo, a rotina de seus filhos, que já saem sozinhos ou estão prestes à irem sozinhos para a escola, para a explicadora, a casa da vovó, etc. Os pais não devem ficar apavorados e com receio de tudo e de todos! Se o menino ou a menina já estão grandinhos e já têm entendimento. Oriente-os ao saírem para a rua. Desenvolvam sempre o diálogo e a confiança mútua. Para que os meninos e meninas fiquem tranquilos nas ruas. É preciso que se tenha bom senso com a questão da segurança.

Todas estas dicas visam proteger as crianças, mas também tranqüilizar pais e filhos.
Meninos e meninas bem orientados ficam mais atentos, mais confiantes e os pais se sentem muito mais seguros.

Os meninos e meninas crescidinhos precisam saber que não é mico andar de mãos dadas com os pais, quando forem passear. É até bem legal! Tem muita gente grande, adulto mesmo, que anda de mãos dadas com os pais, com os avós, com irmãos mais velhos, com amigos, com qualquer pessoa que têm carinho por eles. Não tão nem ai. Prá quem diga que é mico! É tão bom ficar bem pertinho das pessoas que nós amamos!

E se na escola, aquele colega que pega no pé de todo mundo, te chamar de “filhinho da mamãe” ou “filhinho do papai”, disser que você “ só anda juntinho de seus pais ou avós”, “que precisa que a empregada vá te levar na escola”. Não ligue não! E não se sinta envergonhado! Tudo tem o seu tempo, converse com seus pais, sobre seus sentimentos e entenda se eles ainda não puderem deixar que você vá sozinho para a escola. Pais e filhos são amigos e entre amigos há sempre muita compreensão.
Não ligue para os comentários de colegas da escola. É muito legal, ter a companhia de seus pais, avós, da tia ou da companheira empregada do lar.


Brincando na rua:

Fique sempre próximo de casa e sempre avise a seus pais se for visitar algum colega. Seus pais têm o direito de saber onde você está.
Não é legal, enganar os pais. Dizer que está num lugar e ir para o outro.


Se você estiver sozinho na rua:

Se alguma pessoa estranha te parar na rua, para pedir alguma informação, procure se afastar. Não trate ninguém mal, diga que tem pressa e se afaste rapidamente.
Esta pessoa encontrará um adulto que lhe dê informações. Fique tranqüilo!
Se a pessoa te seguir, busque um lugar bem movimentado. Procure entrar numa loja e peça ajuda a alguém que te pareça confiável.
Alguns truques são utilizados por pessoas mal-intencionadas para atraírem as crianças. Vejamos alguns:

O truque do parente doente:

Nas portas das escolas, se algum homem ou mulher estranha, te chamar, dizendo que seus pais não puderam ir buscá-lo, por terem tido alguma dificuldade ou que seus pais ou um irmão seu, estaria doente e por isso seus pais pediram que te buscassem. Não acredite!
Nenhuma pessoa desconhecida pode buscar uma criança na porta da escola sem autorização dos pais. A escola deverá estar avisada pelos pais, caso haja alguma mudança na rotina da criança ou alguma emergência.
Não se impressione se esta pessoa estranha souber seu nome ou de seus pais. Ele ou ela pode ter ouvido alguém chamá-los. Não responda nada e se afaste rapidamente!



Mesmo que já tenha permissão de seus pais para ir e voltar sozinho da escola. Se neste momento, você estiver próximo do seu colégio, volte imediatamente, busque orientação e auxílio. A direção da escola e sua professora sabem como te orientar e irão te proteger.
Se estiver longe da escola procure uma loja, que você se sinta seguro, se você tiver celular ligue para seus pais ou parentes próximos e peça ajuda ao gerente da loja.
Se necessário grite por socorro!

Outro truque usado por pessoas mal-intencionadas para atraírem crianças é oferecerem doces e brinquedos:

Se alguma pessoa estranha, te chamar, esteja ela a pé ou de carro, e te oferecer doces ou brinquedos. Suspeite e mantenha-se afastado! Este é outro truque muito usado por pessoas mal-intencionadas para atraírem crianças. Saia de perto desta pessoa e siga em frente para sua casa ou escola.
Por mais que o homem, a mulher, o moço ou a moça, o idoso ou a idosa, pareçam ser bonzinhos. Desconfie e siga o seu caminho. Mantenha-se afastado.


Algumas pessoas mal-intencionadas também costumam oferecer caronas. Nunca aceite!





Perigos na Internet:






Navegar na Internet é muito legal! Fazer pesquisas... Os bate-papos no MSN com os amigos, o Twitter, Orkut. Tudo Bem!
O perigo pode aparecer, quando algumas crianças pensam que estão falando com um novo amigo ou amiga. Mas, infelizmente, disfarçado de um novo amigo, pode ter uma pessoa mal-intencionada.

Algumas crianças e adolescentes dão informações que não deviam dar para esta pessoa, acreditando que estão falando com alguém em quem podem confiar.
Esta pessoa mal-intencionada se faz passar por uma criança ou um adolescente. A pessoa desconhecida usa fotos falsas de meninos e meninas e escreve com jeito de criança, mas na verdade são adultos enganando inocentes!

Nunca dê informações suas sem a certeza de que você pode confiar! Não envie fotos suas, de nenhum irmão ou irmã e de nenhum amigo ou amiga! Não dê seu telefone, endereço de sua casa, nome de sua escola, endereço e o horário que você entra ou sai.
Não diga os lugares que você freqüenta!
Se você fizer um novo amigo pela Internet, fale sempre com seus pais. Eles te ajudarão a verificar, se, este novo amigo ou amiga são confiáveis e aí fica tudo tranqüilo!

Nunca passe nenhuma informação pessoal ou vá conhecer um novo amigo sem falar com seus pais, avós ou quem for responsável por você! Mesmo que você vá conhecê-lo na companhia de um amigo ou amiga, pode ser muito perigoso!

Há casos de meninos e meninas que se iludiram com falsos amigos pela Internet. Nunca comentaram nada com seus familiares, combinaram um encontro com esta pessoa e desapareceram. Fiquem Atentos! OK?!



Cuidado também, quando for usar a Webcam (c/ câmeras de vídeo). Têm meninas e meninos, esquecendo as câmeras ligadas e suas imagens estão sendo vistas e reproduzidas na Internet.

Informações pessoais passadas por crianças pelo telefone:

Quando alguém ligar para sua casa pedindo informações pessoais suas e de seus pais e você estiver sozinho ou com um irmão pequeno. Não diga nada! Não confirme o número do telefone e não tecle os dígitos se pedirem. Não dê seu nome, de seus pais, de ninguém. Não diga se você está sozinho, quantas pessoas moram com você. Não de número de documentos de seus pais, nada. Nadinha mesmo! Desligue! Se for uma pessoa legal e estiver bem-intencionada, ela compreenderá que não deve pedir informações pessoais à uma criança e ligará mais tarde para seus pais, se não for esta pessoa não insistirá, porque você não irá atendê-la.

É isso ai! Agora conversem com seus pais, sobre estas dicas importantes. São informações valiosas de profissionais que cuidam da proteção e defesa de criança e adolescentes. Certamente muitas coisas já lhe foram ditas por seus pais, mas sempre vale à pena lembrar.



Viu? Não precisa ficar assustado. É só ficar atento. Siga sempre às orientações de seus pais, seus avós ou quem for responsável por você. Todos te amam e só querem o seu bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário