08 maio, 2010



Quem somos?







A Obra Social Dona Meca é uma instituição de caráter filantrópico e sobrevive da boa vontade e solidariedade de organizações e pessoas que colaboram com doações. Atualmente a OSDM atende gratuitamente mais de 200 crianças com deficiência, fundamentalmente de famílias de baixa renda, moradoras de comunidades de todo Rio de Janeiro. Nosso procedimento para ingresso na Instituição é feito através de um criterioso processo de triagem, avaliação social familiar e posterior encaminhamento à terapia ou fila de espera. O trabalho desenvolvido é baseado no envolvimento familiar, oportunizando a criança sua inclusão social e garantindo seus direitos básicos à saúde e à alimentação. Na Instituição são preparadas diariamente as refeições para as crianças e seus responsáveis. Quinzenalmente as famílias mais carentes recebem uma cesta básica. As crianças atendidas pela Obra Social Dona Meca fazem diversas terapias: fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, hidroterapia, natação, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade, comunicação suplementar e alternativa, entre outras. As mães também são beneficiadas com acompanhamento psicológico e através de alguns tratamentos alternativos, como: shiatsu, acupuntura e auriculoterapia.


Certificados:

CNPJ: 04.524.568/0001-62

Inscrição Municipal: 301.972-1

Conselho Municipal de Assistência Social: 537/02

Conselho Nacional de Assistência Social: 71010.001204/2003-48

Certificado de Utilidade Pública Federal: M.J. 08026.012153/2004-55

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: 33/2002

Troféus :
Troféu Beija-Flor, 2006

Moção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 2006

Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho, 2007

Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho, 2010


Casa Lar Dona Meca













Ao longo de sua trajetória a OSDM deparou-se com diversos casos de crianças em situação de sério risco pessoal e social em função da precariedade das relações familiares e do quadro de pobreza em que se encontravam. Assim, em 2007 foi fundado o Casa Lar Dona Meca, que é um local que acolhe crianças com deficiência, vítimas da orfandade ou em situação de vulnerabilidade social. As crianças acolhidas recebem cuidado, proteção, carinho, realizam suas terapias na Obra Social Dona Meca, recebem suas medicações e tudo o que é necessário para uma vida segura e saudável até que sejam reintegradas a um ambiente familiar. Atualmente o Casa Lar Dona Meca acolhe 09 crianças. Para maiores informações e visitas ao Casa Lar Dona Meca é necessário entrar em contato com a Assistente Social Simone Nascimento, através do telefone 2446-3674, ramal 24 ou pelo e-mail casalar@osdm.org.br.



Ser voluntário é uma tarefa de amor. Nossa equipe de trabalho é composta por 25 funcionários contratados e cerca de 100 voluntários. Devido ao grande número de crianças atendidas necessitamos aumentar ainda mais nossa mão-de-obra voluntária. Necessitamos de voluntários de várias áreas profissionais, em especial na área de saúde. Também precisamos de voluntários que não possuam uma formação específica, mas que tenham o desejo de colaborar em tarefas como atendimento ao público, recepção, eventos, cantina, preparo da alimentação, limpeza, etc. Para maiores informações sobre serviço voluntário, entrar em contato com Mary Lucy, Coordenadora de Voluntariado, pelo telefone 2446-3674, ramal 31 ou pelo e-mail voluntariado@osdm.org.br.

Como ajudar?





As crianças atendidas pela Obra Social Dona Meca necessitam de cuidados o ano inteiro. Pensando nisso, criamos o Programa de Mãos Dadas. O programa tem como objetivo mobilizar pessoas e instituições para que nos ajudem a continuar desenvolvendo o potencial destas crianças. Por meio de um carnê ou boleto bancário, o doador pode colaborar conosco com a quantia que quiser, durante os doze meses do ano. Para isso, basta telefonar ou enviar um e-mail para demaosdadas@osdm.org.br informando os seguintes dados: nome completo, telefone e endereço para correspondência. Em seguida enviaremos mensalmente um boleto bancário sem data de vencimento e com o valor da contribuição em branco. Isso permite que o doador possa efetuar o pagamento da quantia que puder e na data em que lhe for mais conveniente.

Durante todo o ano aceitamos doações de brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos (perecíveis e não perecíveis), roupas e calçados (novos ou usados em bom estado), material de higiene pessoal, material de limpeza, material de escritório, copos descartáveis, móveis, equipamentos, etc. Também aceitamos doações de latinhas de alumínio e óleo vegetal usado para reciclagem.

Recebemos com muito carinho as propostas de empresas que desejam realizar festas e outros eventos para nossas crianças.

Nossa conta corrente para depósito de doações é 02107-7, agência 7157, Banco Itaú.



Localização

Rua Gazeta da Noite, 302 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - 22715-090




Ônibus:

762 – Madureira / Colônia

706 – Barra / Colônia (Est. dos Bandeirantes)

708 – Barra / Colônia (Est. dos Bandeirantes)

737 – Rio das Pedras / Curicica (Vindo da Taquara)


Referência: Segunda rua à esquerda após o segundo semáforo da Est. Rodrigues Caldas.

Contato

Venha conhecer nossas instalações e explicaremos melhor os trabalhos desenvolvidos pela OSDM. Para isso, entre em contato conosco para agendar uma visita. Telefone 2446-3674 ou contato@osdm.org.br. Funcionamos de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.


Venha, participe. Você vai adorar!

Att,

Paula Ferreira Lemos de Souza

TI e Desenvolvimento Institucional

Tel.: 2446-3674 Ramal: 29

Obra Social Dona Meca

Rua Gazeta da Noite, 302 - Taquara

Rio de Janeiro - RJ - 22715-090

Tel./Fax: (21) 2446-3674

http://www.osdm.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário