08 maio, 2010

Meio Ambiente


O Brasil tem um enorme patrimônio natural e possui a fauna e a flora mais rica do planeta.
No entanto, ao longo dos anos o homem utilizou muito desses recursos de forma inaqueda e sem limites, se esquecendo de preservar e cuidar do meio ambiente, que é a única fonte de recursos naturais que dispomos.
Precisamos ter carinho e respeito com a natureza. Fazermos o que for possível para recuperá-la e amenizar os danos ecológicos que já foram causados.

Não podemos ficar esperando que o outro faça a sua parte, é preciso agir individualmente. Unidos, transformaremos este quadro e o nosso paíz, que é a nossa casa, se manterá fértil, repleto de luz, beleza e saudável para as futuras gerações.


Como podemos ajudar ecologicamente, o nosso país e o nosso planeta?

1- Em sua residência, sempre aguarde a coleta semanal de lixo da Comlurb. Não jogue lixo ou detritos na rua ou em terrenos baldios. Quando for passear, leve sempre um saquinho e ponha seu lixo em uma lixeira pública. Não jogue lixo nas estradas, nas praias, nas matas, etc.;

2- Não desperdisse água com banhos demorados. Ao escovar os dentes e lavar roupa, controle o tempo da bica aberta. Evite lavar a calçada e controle o desperdício de água ao lavar o seu carro. Elimine rapidamente qualquer vazamento em sua residência e em seu quintal;

3-Prefira comprar produtos biodegradáveis para seu uso doméstico e no seu trabalho;

4-Plante árvores ( informe-se qual é a adequada para seu ambiente). Se for possível tenha plantas e flores em vasos ou faça um belo jardim em sua varanda ou quintal. Mantenha todas as plantas com os devidos cuidados, para evitar o mosquito da Dengue!

5- Recicle: garrafas, latinhas, vidros, plásticos, jornais e revistas velhas. Não faça depósitos desnecessários em casa e no seu quintal. Mantenha seu ambiente sempre limpo e livre de animais nocivos (moscas, baratas e ratos)

6-Se for à algum lugar próximo de casa, deixe o carro na garagem. Vá caminhando ou de bicicleta, fará muito bem à sua saúde. Quando for trabalhar dê e peça carona. Você estará fazendo economias, contribuindo para diminuir a poluição e ganhará muitos amigos!

7- Evite queimar matagais. Se necessário, busque orientação das autoridades ambientais. Queimadas poluem o ambiente. Perdemos muitas matas, florestas e reservas com queimadas. Incêndios em matagais vivem provocando acidentes graves em estradas, pois dificultam a visão dos motoristas;

8- Recuse sacolas de plástico e de papel sempre que possível. Procure usar bolsas retornáveis;

9- Nunca solte balões e não acenda fogueiras próximo às matas;

10-Evite o uso de produtos em aerossóis, dê preferência a produtos não poluentes.

11-Desligue luzes e aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo utilizados.

Sirlene C. da Costa- Biblioteca Infantil Grandes Autores



Ecologia



Se cada um fizer a sua parte, o mundo vai ficar melhor, costumava dizer Herbert de Sousa, o Betinho. Ele acreditava que a participação e a contribuição de cada um, somadas, fossem capazes de mudar o Planeta.
A ecologia nos diz que todas as coisas e fenômenos estão ligados entre si e dependem uns dos outros. “Pensar globalmente, agir localmente” é o lema dos ecologistas no mundo inteiro. Pensar de modo amplo, abrangente e atuar na realidade mais próxima de maneira coletiva e solidária. Daí a ênfase na parceria. A união faz a força.
Fonte: Livro- Se cada um fizer a sua parte... ( Elias Fajardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário