08 maio, 2010

Animais Ameaçados de extinção no Brasil


Em todo o mundo a crescente extinção de muitos animais é uma triste realidade que não podemos ignorar. Espécies inteiras de animais e vegetais estão se extinguindo.
No Brasil a Ararinha-Azul, já pode ser considerada um animal extinto da natureza. A sua extinção ocorreu porque, ao longo do tempo, essa espécie foi capturada pelo ser humano para a comercialização ilegal. Hoje, ararinhas- azuis são encontradas só em cativeiro. Cerca de 100 espécies de animais estão ameaçados de extinção no Brasil
Sem a interferência inadequada do homem, a natureza permanece em perfeito equilíbrio ecológico. Mantém principalmente a cadeia alimentar que é o ciclo vital que garante a harmonia e a reprodução dos ecossistemas.
É preciso que convivamos com respeito à natureza. Nenhum ser vivo está isolado, todos, direta ou indiretamente, necessitamos coexistir.
A extinção de determinada população ou espécie, ocasiona desequilíbrios ecológicos e graves danos à natureza, aos ecossistemas naturais e á vida humana.
Várias espécies de vegetais e animais já desapareceram em todo o planeta e outras estão muito ameaçadas. As causas são as mais diversas: falta de alimento, dificuldades de reprodução, mudança do habitat natural e, sobretudo, a ação danosa dos seres humanos.
Os desmatamentos, as queimadas, a contaminação das águas, do solo, do ar e a caça ilegal de animais silvestres e aquáticos têm contribuído para que tenhamos estes tristes quadros ecológicos!
Muitos esforços têm sido feitos pelo IBAMA, ONGs, biólogos, cientistas, instituições, voluntários, etc. para a recuperação e proteção de nossa fauna e flora.
Alguns bons resultados se têm obtido, mas ainda são muitas as dificuldades, insucessos e decepções. As perdas ecológicas têm sido muito grandes. Muitos animais continuam em extinção e muitos outros correm o mesmo risco. Há também grandes dificuldades para algumas espécies de animais de se reproduzirem em cativeiro.
Indústrias e grandes empresas já estão desenvolvendo maior consciência ecológica. Procurando à produção com respeito ao meio ambiente. O que eles chamam de desenvolvimento sustentável.
Todos podemos auxiliar, vamos dentro do possível, apoiar todas as iniciativas ecológicas, nos inteirarmos de projetos e conhecermos um pouco mais, sobre nossa fauna e flora. E ensinemos nossas crianças a cuidarem da natureza.

Sirlene C. Costa – Biblioteca Infantil Grandes Autores
Fotos de alguns animais em extinção no Brasil


Tartaruga de couro




Ariranha

Ararinha- azul

Bicho preguiça

Mico- leão- dourado

Saguí

Mico- leão- da - cara- preta

Onça- pintada

Lobo- guará


Tamanduá- bandeira


Urso de óculos


Nenhum comentário:

Postar um comentário