08 maio, 2010

Dia 19 de Abril
Nossa Homenagem ao índio




Em 1500, quando os portugueses chegaram às terras brasileiras, havia cerca 5 milhões de nativos vivendo aqui. Chamados genericamente de índios, dividiam-se em 1.300 povos distintos.
Quem travou contato com os europeus foram os povos do tronco linguístico tupi, que habitavam a faixa litorânea.
Os tupis deslocavam-se continuamente de leste para oeste, porque buscavam um lugar de abundância e imortalidade, divulgado por seus profetas como a terra sem mal. Assim, uma das características de sua organização social era o comportamento nômade ou semi-sedentário.
Viviam em aldeias circulares conhecidas como tabas e os homens eram responsáveis por sua defesa. A pesca, a caça, a construção e a confecção de armas e canoas também eram atividades masculinas.
As mulheres coletavam e cuidavam das roças de mandioca, milho e feijão; teciam, cozinhavam e faziam a cerâmica.
As características das famílias nas aldeias variavam muito de um povo para outro. Em todas, porém, os mais velhos eram respeitados pelos mais novoas por sua experiência e sabedoria. As crianças sempre são tratadas com dignidade. E há, ainda, o cuidado e o respeito que recebem as mulheres.
Os principais líderes das comunidades eram o chefe guerreiro, responsável pela organização militar da aldeia, e o pajé, curandeiro e líder espiritual.
Muitos desses costumes ainda fazem parte dos hábitos e da cultura dos povos índigenas.


Herança indígena


Os brancos aprenderam muito com os nativos. Reconhecer a sabedoria de suas tradições, tão diferentes das nossas, é o primeiro passo para estabelecer trocas culturais em que todos saem ganhando.
A variedade da nossa mesa deve muito aos alimentos cultivados pelos índios, como jabuticaba, maracujá, caju, pitanga, abacaxi, mamão, banana, amendoim, batata-doce, cará. Além disso, eles usavam muito a mandioca e o milho, com os quais preparavam a canjica, a farinha, a pamonha e a pipoca.

Dia 19 de abril- Dia do índio


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data


Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
A fundação Nacional do Índio foi criada com objetivo de proteger e garantir os seus direitos de cidadão, além da manutenção de parques e reservas indígenas.

Fonte: Os maiores acontecimentos da História do Brasil- Editora Melhoramentos.
Coleção de olho no mundo (Recreio)- Os índios do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário