08 maio, 2010









Câncer de colo de útero
Muitas vezes, quase sempre por vergonha, falta de acesso aos seviços, preconceito ou medo de realizarem os exames ginecológicos de rotina, as mulheres colocam a saúde e a vida em risco. O caso do câncer de colo do útero, por exemplo, é responsável pela morte de milhares de mulheres em todo o mundo, devendo ser devidamente prevenido e controlado.
O útero da mulher é composto por colo, corpo e fundo. Inicialmente, o tumor limita-se à região do colo. Sua evolução ocorre vagarosamente, motivo pelo qual, se atendida a tempo, é curável na quase totalidade dos casos. Entretanto, se não tratado em tempo hábil, pode estender-se para todo o útero e outros órgãos. Atinge predominantemente mulheres na faixa de 35 a 50 anos; porém, há muitos relatos de casos em pacientes com cerca de 20 anos. Naquelas com mais de 50 anos, é absolutamente necessária a realização regular dos exames.
Atenção! O exame preventivo é a única maneira de identificar o câncer de colo de útero em seu início, quando pode ser tratado sem maiores problemas.
Embora o Brasil tenha sido um dos primeiros países no mundo a introduzir a citologia de Papanicolaou para a detecção precoce do câncer de colo uterino, esta doença continua a ser um sério problema de saúde pública.
Para prevenção deste problema existe o exame de Papanicolaou, que pode ser feito gratuitamente nos Postos Públicos e consiste na coleta de amostras de células da parte interna e externa do colo do útero para análise em laboratório. Há mulheres que só se submetem ao exame quando apresentam algum sintoma ginecológico, ao invés de buscarem a prevenção, que se aplica àquelas sem sintomas na faixa etária de maior risco de contrair o câncer do colo uterino. Quando se utilizam adequadamente os exames preventivos é possível alcançar mais pessoas sem sintomas e a prevenção torna-se mais eficaz.

http://portal.saude.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário