08 maio, 2010


Reportagem realizada em 11 setembro de 2008

Biblioteca Infantil na sala de estar

A dona de casa Sirlena Costa
Queria que todas as crianças tivessem acessos aos livros. E descobriu como ajudá-las.
Por Karine Tavares
O físico franzino da dona de casa Sirlene Costa esconde uma determinação que extravasa e muito os seus pouco mais de 1,5m de altura. Apesar de criada numa família humilde, desde os tempos de escola ela cultivava um enorme amor pelos livros e um sonho: montar uma biblioteca infantil.
- A criança me emociona. Assim como o livro, que tem a magia de te transportar para qualquer lugar- diz ela, que ainda fica com lágrimas nos olhos ao lembrar de um dos primeiros livros que leu, “O triste fim de Policarpo Quaresma”.
Há aproximadamente um ano, Sirlene transformou parte da sala de uma pequena casa, no Camorim, na Biblioteca Infantil Grandes Autores. Por enquanto, o acervo é pequeno. Tem cerca de 200 livros, doados por amigos e pela prefeitura. Mas ela quer muito mais:
- Ainda tenho medo de emprestar os livros e não ter mais nada aqui quando outras crianças vierem. Então, quero conseguir pelo menos mais 200.
Sirlene acabou ganhando um auxílio luxuoso na administração do espaço: a filha Ana Cristina, de 16 anos, encampou o sonho da mãe e a ajuda a catalogar os livros.
- Eu não pude proporcinar à minha filha tanto acesso aos livros como eu gostaria. Mas quero dar isso a muitas outras crianças- diz Sirlene.
Seu marido, Marcos Bernardo, também comprou a ideia e ajuda transformando pedaços de madeira e portas antigas em prateleiras para os livros.
- Essa sempre foi uma casa alegre. Com a chegada dos livros, ficou ainda mais. É no meio deles que fazemos nossas refeições e festas- conta Sirlene, que tem muitos planos para o espaço, como a realização de palestras sobre saúde para mulheres (...)
Alguém duvida de que ela vai conseguir? Para ajudar, doando livros, o telefone é
3416-3602.

Nenhum comentário:

Postar um comentário