08 maio, 2010

Por que uma criança não pode trabalhar?




Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela esta muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos aprender a ler o mundo.



Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.



Muitas vezes essas crianças se machucam trabalhando. Algumas carregam objetos ou sacos pesados, que lhes dão dores nos braços e nas costas. Outras se queimam, se cortam, ficam doentes. Para elas, a liberdade de brincar e estudar é somente um sonho enquanto descansam para mais um dia de trabalho...



Para garantir todas essas liberdades foram criados os direitos da criança. No Brasil, esses direitos estão na lei: eles compõem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida e a saúde, a liberdade e à dignidade,à convivência com a família, à educação, ao lazer e a muitas outras coisas.



O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido trabalhar. Mas está escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.

Texto de Hélio Mattar- Presidente do Instituto Akatú- In: Folhinha/ Folha de São Paulo, 2/3/2002.

Instituto Akatu

Tem objetivo de conscientizar e mobilizar o cidadão brasileiro para seu papel de agente transformador, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta.







Leia também o texto: As crianças e as tarefas domésticas, neste Blog (agosto de 2011) e principalmente visite a fonte (autoria) deste texto no site: http://educaçaoinfantil.pro.br/crianças-tarefas-domesticas.html

2 comentários: