08 maio, 2010

Homenagem do Tocha Jornal- Diretora Deyse Cruz

Para a Biblioteca Infantil Grandes Autores


2 de abril- Dia Internacional da Literatura Infantil






Hoje comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA LITERATURA INFANTIL.
Sabendo da importância do livro como ferramenta educativa, em diferentes contextos e também na Sala de Aula, não poderia deixar de lembrar este dia, esperando que não seja esquecido nos restantes 364 dias do ano.
O dia 2 de Abril é a data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. A celebração deste dia é uma iniciativa da IBBY (International Board on Books for Young People) -, que se realiza anualmente desde 1967, com o principal objetivo de promover o livro infantil e o prazer da leitura nas crianças.
Hans Christian Andersen, nasceu em Odessa, Dinamarca, há duzentos anos, no seio de um família de origens humildes. O amor pela literatura e imaginação que veio a desenvolver chamou a atenção do rei Frederico VI, levando-o à decisão de enviar o então rapaz para a escola e financiar a sua educação. Influenciado pelas primeiras viagens pelo continente europeu que realizou nos anos de 1834 e 35, começa a escrever o que seria a primeira versão dos Contos de Fadas, obra que viria a constituir a jóia de coroa da bibliografia do autor dinamarquês. São deste autor as belíssimas histórias: A Pequena Sereia, O Patinho Feio, A Menina dos Fósforos, A Sombra, A Rainha de Gelo, e muitos outros.

"Nunca me hei-de esquecer de como aprendi a ler. Quando era menina, as palavras escapuliam-se diante dos meus olhos como pequenos escaravelhos negros cheios de pressa. Mas eu era mais inteligente do que elas. Aprendi a reconhecê-las apesar de tentarem escapar-me velozmente. Até que, por fim, consegui abrir os livros e entender o que lá estava escrito. Sozinha, tornei-me capaz de ler contos, histórias engraçadas e poemas. No entanto tive surpresas. A leitura deu-me poder sobre os contos e de alguma forma também deu aos contos um certo poder sobre mim. Nunca lhes pude escapar. Isso faz parte do mistério da leitura ..." http://sol.sapo.pt/blogs/anatarouca/archive/2007/04/01/O-Dia--Internacional-do-Livro-Infantil--.aspx

HOMENAGENS DESTE BLOG PARA UMA PESSOA MUITO ESPECIAL
Neste Dia, queremos lembrar pessoas como a minha amiga Sirlene Conceição da Costa que num gesto de sublime amor a leitura e as crianças, montou em sua pequena residência, uma BIBLIOTECA INFANTIL (Biblioteca Infantil Grandes Autores) que ocupa toda a sua sala, realizando assim o seu sonho de longa data.
Queremos deixar registrado sua dedicação e tempo oferecido a esta causa.
Para as crianças da comunidade é bom saber que através desta iniciativa elas podem desfrutar, aos sábados e domingos, de momentos de entretenimento e muita leitura.
Obrigado Sirlene por sua iniciativa e a tantos outros que, como você, sabe fazer a diferença. Deyse Cruz
Postado por Jornal TOCHA em 2/04/09 -
WWW.tochajornal.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário