08 maio, 2010







Dia 11 de junho- Dia da Marinha Brasileira








Comandante da Marinha ressalta a importância da Marinha para a sociedade




A revista Proceedings, em sua edição nº 134, de março deste ano, consultou os chefes navais de vários países a respeito da importância da Marinha para a sociedade. O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, declarou:
"A História do Brasil, desde a descoberta, em 1500, demonstra inequivocamente a relevância do mar para o nosso desenvolvimento. A cobiça despertada pelas riquezas do Brasil levou franceses e holandeses a invadirem o País pelo mar; também pelo mar ocorreram lutas que consolidaram nossa Independência e mantiveram nossa integridade territorial; houve participação de meios da Marinha do Brasil nas duas Guerras Mundiais, que permitiram a manutenção da segurança nas vias marítimas e fluviais de interesse do Brasil e dos aliados. Ademais, observando a posição geográfica do Brasil no Atlântico Sul, o tamanho do seu litoral e bacias hidrográficas, assim como a dependência em relação às linhas de comunicação marítimas e aos recursos encontrados nas águas jurisdicionais brasileiras, não é difícil concluir que o Brasil deve ser forte no mar.
Embora possamos considerar que, na atualidade, é baixa a probabilidade de ocorrência de um conflito militar tradicional envolvendo o Brasil, a realidade é que uma crise político-estratégica ou mesmo a concretização do que hoje se conhece como novas ameaças podem surgir inesperadamente. Portanto, devemos nos manter preparados, haja vista que a capacidade de defesa de um país, fundamental para sua sobrevivência, não surge de forma repentina. Por esta razão, é essencial que os meios do Poder Naval estejam perfeitamente dimensionados e aprestados, inspirando credibilidade que seja capaz de dissuadir qualquer ameaça.
Recentemente, com a finalidade de dar maior visibilidade à sociedade de suas tarefas, a Marinha do Brasil redefiniu a visão de futuro e missão, consciente de que as atividades executadas pelas Forças Navais se dão longe dos olhos dos cidadãos. Deste modo, enfatiza-se na interlocução com a sociedade, além das nossas obrigações atinentes às águas azuis, aquelas que a Marinha do Brasil exerce junto ao litoral. Complementarmente, descentralizaram-se atividades de comunicação social para os Comandos de Distritos Navais, destacando-se a importância de realizar entrevistas com os órgãos de imprensa, de proferir palestras em escolas, centros acadêmicos e institutos de pesquisa, de conscientizar os parlamentos federal e estaduais e de estabelecer parcerias com as indústrias de defesa e entidades de classes empresariais.
Por meio desses argumentos e ações, a Marinha do Brasil procura aproximar-se da sociedade brasileira e, conseqüentemente, conscientizá-la do mérito dos custos de possuir uma Marinha adequada aos interesses nacionais e apta a defender a soberania nacional no Atlântico Sul – área de atuação prioritária do Poder Naval brasileiro."

Fonte: http://www.mar.mil.br/ (Marinha Brasileira) Site interessante para pesquisas escolares e aquisição de cultura sobre a história da Marinha Nacional.


CANÇÃO "CISNE BRANCO"


Música: Primeiro-Sargento (Exército Brasileiro) Antonio Manoel do Espírito Santo
Letra: Primeiro-Tenente (Marinha do Brasil) Francisco Dias Ribeiro



Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando num lago azul.
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de Norte a Sul.

Linda galera que em noite apagada
Vai navegando num mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.

Qual linda garça que aí vai cortando os ares
Vai navegando
Sob um belo céu de anil
Minha galera
Também vai cruzando os mares
Os verdes mares,
Os mares verdes do Brasil.

Quanta alegria nos traz a volta
À nossa Pátria do coração
Dada por finda a nossa derrota
Temos cumprido nossa missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário