15 novembro, 2011

Proclamação da República - Dia 15 de Novembro

Após a independência, o Brasil foi governado por imperadores (D. Pedro I e D. Pedro II).Nosso país era uma monarquia. Na monarquia, quem governa é um imperador e o poder passa de pai para filho.
Antes de ser proclamada a República, nosso país era governado pelo imperador, D. Pedro II.
D. Pedro II era um imperador justo, mas muitos brasileiros não estavam satisfeitos com esta forma de governo. D. Pedro II já governava o Brasil há cerca de cinqüenta anos. E estava ficando envelhecido. Isso preocupava os políticos brasileiros. A princesa Isabel, herdeira de dom Pedro II, era casada com o conde d’Eu, um nobre francês. Os brasileiros não gostavam muito da idéia de ver o Brasil ser governado por um estrangeiro, caso dom Pedro II morresse.
Eles queriam escolher seus próprios representantes para governar o país, isto é, queriam a República, um governo dirigido por um presidente.
Haviam outros problemas que preocupavam os brasileiros. Alguns descontentamentos atingiam os fazendeiros, bispos e militares. Novas ideias começaram a surgir. Eram ideias republicanas.

Vário fatores importantes contribuíram para a queda da Monarquia:
- A Abolição da escravatura.
-A Guera do Paraguai.
-Questão Religiosa.
-Questões militares.
-Questão sucessória.


Abolição dos Escravos

Com a abolição da escravatura, muitos fazendeiros se sentiram prejudicados, porque não rceberam indenização do governo pelos escravos libertos.

Guerra do Paraguai

Muitos dos militares que tomaram parte nessa guerra tornaram-se partidários do regime republicano.

Questão Religiosa

Foram sérios os conflitos entre o governo e alguns religiosos e, por este motivo, a Monarquia perdeu o apoio que a Igreja sempre lhe dera.

Questões Militares

Questões Militares foi o nome dado aos incidentes havidos entre ministros e oficiais de Exército.

Questão Sucessória

Os brasileiros temiam que com a morte de D. Pedro II, o Brasil viesse a ser governado por um estrangeiro, o Conde d’Eu, esposo da Princesa Isabel, filha do imperador.

Foi fundado o Partido Republicano. Seus seguidores queriam a república. Ele tinha representantes em várias províncias: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Vários eram os líderes do movimento republicano: Campos Salles, Quintino Bocaiúva, Silva Jardim, Rui Barbosa, Aristide Lobo, Saldanha Marinho, Francisco Glicério, Sólon Ribeiro.
O movimento foi planejado por Benjamim Constant, a principal figura do movimento republicano
.




Benjamin Constant



Marechal Deodoro da Fonseca



O marechal Deodoro da Fonseca era o militar mais importante daquela época. Os republicanos procuraram o marechal e o aconselharam a proclamar a República no Brasil. Na madrugada do dia 15 de novembro de 1889, as tropas revoltosas se dirigiram ao quartel-general, no Campo de Santana, atual Praça da República, no Rio de Janeiro, tendo a frente o Marechal Deodoro, que proclamou a República.
O último chefe do ministério da Monarquia, Visconde de Ouro Preto, ordenou ao Marechal Floriano Peixoto que atacasse os revolucionários, mas o Marechal não cumpriu a ordem.
Organizou-se um Governo Provisório, presidido pelo Marechal Deodoro da Fonseca. O primeiro presidente do Brasil.
O Governo Provisório comunicou ao Imperador D. Pedro II a sua deposição do trono, e ele foi intimado a deixar o Brasil. Na madrugada do dia 17 de novembro, embarcou com a família com destino a Europa.
O Brasil passou a ter uma nova Contituição, isto é, um novo conjunto de leis, e uma nova bandeira. A 19 de novembro do mesmo ano, foi instituída a Bandeira Republicana.
O Brasil é uma república até hoje.



Fontes: Livros Didáticos- Viva Vida Estudos Sociais Brasil-PNLD-FNDE-MEC, A Criança e o Brasil-Estudos Sociais, entre outros.

Um comentário:

  1. Muito bom seu site parabéns, Estou sempre visitando ele por que gosto muito.



    Imagem para pintar Marechal Manuel Deodoro da Fonseca


    Clique aqui para ver a imagem.  
     


    .

    ResponderExcluir