05 novembro, 2011

Conceito de cultura



Imagem: Quilombo Monte Alegre, no município de Cachoeiro do Itapemirim (ES).
Mulheres quilombolas dançam com trajes da cultura africana
turismo.gov.br



Cultura: Do latim colere- Ato efeito ou modo de cultivar.

Cultura - Constituição Federal - CF 1988

Art. 215 - O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.



Art. 216 - Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I - as formas de expressão;

II - os modos de criar, fazer e viver;

III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.


Todos os seres humanos são dotados de cultura, pois todos fazem parte de um sistema cultural, ainda que diferencie dos demais.

Todos os povos, até os mais primitivos, tiveram e têm uma cultura, transmitida no tempo, de geração a geração.
Compõem o patrimônio cultural dos povos: Lendas, mitos, costumes, crenças religiosas, sistemas jurídicos e valores éticos que refletem as formas de sentir, de pensar e de agir.
Em antropologia, a palavra cultura tem muitas definições. Coube ao antropólogo inglês Edward Burnett Tylor, nos parágrafos iniciais de Primitive Culture (1871; A cultura primitiva) pela primeira vez, a definição formal e explícita do conceito: "Cultura...é o complexo no qual estão incluídos conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade."

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Só o homem é portador de cultura; por isso, só ele a cria, a possue e a transmite. A capacidade de produção de Cultura é uma das caracteríticas que diferenciam o ser humano dos animais irracionais.

A cultura é uma herança que o homem recebe ao nascer. Desde momento em que é posta no mundo, a criança começa a receber uma série de influências do grupo em que nasceu: as maneiras alimentares, o vestuário, a língua falada, a identificação de um pai e de uma mãe, e assim por diante. A medida que vai crescendo, recebe novas influências desse mesmo grupo, de modo a integrá-la na sociedade, da qual participa como uma personalidade em função do papel que nela exerce. Quanto mais nela se integra, mais adquiri novos hábitos, capazes de fazer com que se considere um membro dessa sociedade, agindo de acordo com padrões estabelecidos. Esses padrões são justamente a cultura da sociedade em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário