05 novembro, 2011



Dia 5 de novembro-Dia da Cultura em homenagem ao gênio Rui Barbosa

Rui Barbosa é o nosso orgulho! É o orgulho do Brasil!


Rui Barbosa de Oliveira, nasceu em 5 de novembro de 1849. Com apenas 5 anos o menino chamava a atenção de todos, por sua inteligência e precocidade. No período em que as crianças mal sabiam falar ele já lia corretamente, conjugava os verbos regulares e distinguia orações direitinho. O professor Antonio Gentil Ibirapitanga, ficou tão impressionado com os progressos que o menino fez em duas semanas, que não se conteve e mandou publicar num jornal aquele fato, acrescendo que em trinta anos de magistério “ainda não encontrara criança tão inteligente”.

Os livros eram seu prazer. Criança ainda, lia e recitava as grandes produções dos maiores mestres da língua: Camões, Vieira, Castilho. Sempre incentivado aos estudos por sua mãe Maria Adélia e principalmente por seu pai João Barbosa, que sonhava que o filho fosse advogado.
Com quinze anos, Rui terminou os estudos ginasiais. Era o mais jovem da turma e o mais distinto. Os colegas com os aplausos dos professores, o escolheram para orador. O discurso do bacharelando Rui Barbosa foi ouvido com o maior silêncio e admiração. Belíssima peça oratória! O arcebispo, o Conde de S. Salvador, a mais alta autoridade da Igreja do Brasil, o condecorou com uma medalha de ouro. Palmas saudaram aquela cena emocionante.
Anos depois, escrevendo a respeito daquele prêmio, daquêla distinção, Rui afirmou: “Foi a maior emoção de minha vida”.
Em 28 de outubro de 1870, Rui Barbosa conclui seu curso de Bacharel em Direito. Fora o mais brilhante da Academia.
Rui Barbosa não se cansava de estudar.
Suportava todos os esforços mentais, sempre demonstrando interesse e amor pela cultura. Grande orador, pronunciava discursos que fizera época e que são até hoje modelos de oratória.

Rui Barbosa era excepcional.
Como político causava espanto ver aquele moço de constituição franzina, falar com tanta beleza, com tanto vigor e fluência. Seu tom de voz era tão brilhante que arrebatava o auditório. Em oração brilhante... Que talento! Que cultura!
Rui Barbosa zelava pela pátria, era conhecido como o maior defensor das liberdades, e o rígido respeitador da lei.
Proclamava sempre: - “A injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, rouba-me a tranqüilidade e a estima pela vida”,.
Era ardente abolicionista. Detestava a escravidão, porque punha a liberdade acima de tudo.
Em 1907 é naturalmente indicado para ser o delegado do Brasil na Segunda Conferencia de Paz, em Haia, capital da Holanda.
O Brasil o mandou para importante reunião com diversos homens ilustres, chefiados pelo conselheiro Rui Barbosa. Essa delegação brilhou na Europa. Rui Desempenhou com sabedoria a sua difícil missão, com o seu saber e eloqüência, enfrentou os maiores diplomatas e tribunos do mundo. Conseguindo importante vitória que possibilitou às pequenas nações, e o Brasil, se igualarem e obterem os mesmos direitos das grandes potências. Rui se impôs ao respeito e à admiração de todos. Venceu e foi considerado a “Aguia de Haia”.
Rui Barbosa é nosso orgulho é orgulho do Brasil!...Um dos nossos grandes heróis!
A lista de suas qualidades é longa: orador, literato, filólogo, poliglota, jurisconsulto, parlamentar, político, jornalista, economista, internacionalista. Mestre em tudo isso!
Era o Homem de maior talento e cultura de seu tempo.


Fonte: Textos do livro: Rui Barbosa- de Renato Sêneca Fleury- Edições Melhoramentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário