20 junho, 2012


Rio + 20

Ainda há esperanças. Com entendimento,  amor e solidariedade.
                              
Sirlene C. Costa
                              
“ Não podemos desesperar dos homens, pois nós mesmos somos homens."
Albert Einstain           


O Documento final da Rio+20 poderá ser modificado por líderes mundiais, disse Gilberto Carvalho ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Bom dia, amigos leitores do exterior! Bom dia amado Brasil!
Bom dia para todos os irmãos de pátria que visitam o Blog da Biblioteca infantil Grandes Autores!

Nos convida a sérias reflexões, este importante momento que estamos vivendo com a Rio + 20 e com o documento aprovado ontem pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
 O texto final,  elaborado por embaixadores e que será entregue aos chefes de Estado hoje, não estabelece objetivos de desenvolvimento sustentável, como a sociedade civil esperava.
Entre os pontos de divergência do documento está a questão do fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), já que alguns países defendiam a sua elevação ao status de agência, o que não foi acertado. Apesar de alguns países terem demonstrado descontentamento com alguns pontos, afirma o Nikhil Chandavarkar, chefe de Comunicações da ONU na Rio +20, que foi aprovado o documento final.
 Porém,  ainda há esperanças. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o texto final apresentado ontem (19) pelos negociadores ainda poderá ser modificado pelos chefes de Estado e de Governo, que se reúnem a partir de hoje no Rio Centro.

“A crítica da sociedade civil deverá ser levada em consideração. Não vamos dar este texto por definitivo. É um texto-base. Haverá ainda muita discussão e as críticas são importantes para contribuir para este debate. Muita água ainda vai rolar. Muita coisa vai acontecer. Os chefes de Estado não vêm aqui só para assinar. Pode haver mudanças. O que vai acontecer nos próximos três dias não é apenas um ritual de passagem”, disse Carvalho.

Segundo o ministro, a decisão de promover a Rio+20 este ano, apesar do cenário econômico internacional desfavorável, foi acertada. “Não posso enxergar fracasso. É preciso que se olhe para o conjunto do processo”.

Carvalho destacou ainda o sucesso da Cúpula dos Povos, que reúne no Aterro do Flamengo integrantes da sociedade civil, de praticamente todo o Brasil e de diversos países. Segundo ele, diariamente passam pelo local 35 mil pessoas, como visitantes ou participantes dos debates distribuídos entre as 50 tendas. No total, estão programadas até o fim do evento 1.011 atividades na cúpula.

Ao todo, a sociedade civil está apresentando 30 projetos para apreciação dos chefes de Estado e de Governo.

Espero que hoje, nos sejam apresentados horizontes, por parte  dos líderes mundiais.
Fontes:  http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/06/19/brasil-entrega-documento-final-da-rio-20   e
Vladimir Platonow Agência Brasilhttp://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-19/documento-final-da-rio20-podera-ser-modificado-por-lideres-mundiais-diz-gilberto-carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário