01 junho, 2012

Palhacinha Marronzinha e o Mundo Animal




  Oi, amigos e amigas, vamos conhecer as abelhas?



Muita gente quando vê uma abelha, pensa logo em correr das suas ferroadas. Ninguém quer ficar dando bobeira perto de uma abelha.  Do mel que elas produzem todo mundo gosta, mas das bichinhas, é melhor a distância, não é mesmo? Eu também pensava assim.
  Continuarei tomando cuidado com as  ferroadas, mas, estou passando a gostar muito das abelhinhas. Como estou amaaando muitos outros bichos que eu achava estranho e tinha medo.  Comecei a aprender sobre eles e mudei de opinião!
 Por isso é  muito legal a gente conhecer de tudo!  A gente vai abrindo a cabeça e descobrindo um mundo maravilhoso à nossa volta.
  Vamos voltar às abelhas, que é o bichinho escolhido pra  hoje.  


Pesquisei sobre as abelhinhas e descobri que as abelhas-gênero de Himenópteros vivem em sociedade permanentes, formadas por indivíduos morfologicamente diferentes em relação às funções que exercem: fêmeas fecundas ou rainhas, fêmeas estéreis ou operárias e machos chamados zangões. A este gênero pertence a Apis mellifica, criada para a produção do mel e da cera.


A abelha é o mais valioso dos insetos. A abelha operária que encontra néctar em uma flor volta à colméia com amostras e informa às suas irmãs. Imediatamente estas partem e vão ao lugar certo. Como foi que a descobridora conseguiu explicar isso?
A linguagem da abelha é uma dança. Agitando seu ventre numa série de “oito”, ela indica a direção e a distância da flor. Como ponto de referência para direção abelha usa um ponto fixo: O Sol.

 A rainha da colméia está sempre acompanhada de um grupo de operárias que a atende.
Mel é néctar de flores que nos serve como alimento.
Uma colméia é a morada construída pelas abelhas com sua cera, para seu desenvolvimento e habitação. É um local extremamente ativo e movimentado. Por mais estranho que pareça todas as abelhas de uma colméia são filhas de uma única abelha-mãe, a rainha.

Fonte:Colorama Enciclopédia Universal Ilustrada-Mirador Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário