03 junho, 2012

Animais-Espécies vulneráveis 
Peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis)

O peixe-boi da Amazônia habita os rios, lagos e canais da Amazônia, preferindo as águas calmas com bastante vegetação.
Quando adulto pode medir até 3 metros de comprimento  e pesar meia tonelada. Seu couro cinza escuro é extremamente grosso e resistente.
 É um mamífero herbívoro. Alimenta-se de plantas aquáticas, como o mureru, a canarana e eventualmente de diversos frutos que caem na água. Sua reprodução é vivípara. A fêmea dá a luz a apenas um filhote de cada vez a cada três anos. O tempo de gestação é de cerca de um ano. O filhote pode mamar até por 2 anos. O peixe-boi amazônico difere de outra espécie brasileira de habitos marinhos, o peixe-boi marinho, por apresentar menos tamanho corporal, possuir uma mancha branca na região ventral, e não apresentar unhas nas nadadeiras peitorais.

O peixe-boi da Amazônia é exclusivo de água doce. Por ser dócil e vir à superfície para respirar é um alvo fácil para pescadores, tornando-se uma espécie ameaçada de extinção por sua captura indiscriminada. Sua carne é considerada saborosa e, por isso, infelizmente, ainda existem pessoas que a comercializam.
Hoje a caça, embora ilegal, é ainda feita principalmente pelas populações ribeirinhas, para o consumo da carne. Além da caça, as principais ameaças ao peixe-boi são a destruição e a degradação do habitat, a liberação de mercúrio nos rios e agrotóxicos. Ocasionalmente filhotes são acidentalmente capturados em redes de pesca. Represas hidrelétricas atuam como barreiras e isolam populações, limitando a variabilidade genética da espécie. O peixe-boi da Amazônia está classificado como espécie "vulnerável" pela UICN (2000).


fontes: INPA-Instituno Nacional de Pesquisas da Amazônia-Série Fauna e Flora da Amazônia: http://www.inpa.gov.htmbr/ e Bosque da Ciência: http://bosque.inpa.gov.br/tanquesdepeixeboi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário