11 junho, 2012

11 de Junho Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo
Data Magna da Marinha do Brasil
Em 11 de junho de 1865, foi travada na foz do Rio Paraguai a Batalha do Riachuelo _ O maior embate fluvial na América do Sul. A frota brasileira destruiu a paraguaia.
“O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”
Almirante Barroso

Herói da Guerra do Paraguai, cujo nome completo era Francisco Manuel Barroso da Silva (1804-1882). Nascido em Lisboa, tinha quatro anos de idade quando sua família veio para o Brasil. Estudou na Academia de Marinha do Rio de Janeiro, participando pouco depois da sua formatura da Guerra Cisplatina (1826-1828). Vice-almirante em 1856, quando eclodiu a Guerra do Paraguai (dezembro de 1864), chefiou o Estado-Maior da Divisão sob o comando do Almirante Tamandaré e comandou a Segunda Divisão Naval do Rio da Prata, notabilizando-se especialmente na Batalha do Riachuelo, em 11 de junho de 1865; as forças navais brasileira e paraguaia encontraram-se no Arroio do Riachuelo, afluente do Rio Paraná, nas proximidades da localidade Argentina de Corrientes. Dispunham os brasileiros de 5 navios sob o comando de Barroso, ao passo que a frota inimiga era com posta de 8 navios e 6 chatas, auxiliadas por uma bateria de 22 canhões, levantada na margem direita do arroio.
As embarcações paraguaias tiveram a iniciativa do ataque. Içando no mastro grande do Amazonas _ “O Brasil espera que cada um cumpra seu dever” Barroso contra-ataca. Escreve Rocha Pombo: “... decide-se (Barroso) a destruí-los à maneira romana, do choque de proa; e lança para diante a sua fragata a todo o poder de máquinas. Afundou o primeiro barco, cortado ao meio, o segundo, do mesmo modo posto a pique, afinal o terceiro. Toda a frota de López (o ditador paraguaio) teria esse fim se os demais não retrocedessem, avariados, arrastando-se rio acima, de fato imprestáveis para outra ação de conjunto.”  A Batalha do Riachuelo foi uma das mais notáveis de toda a História e decisiva para a derrota do Paraguai; mas custou perdas valiosas aos brasileiros, entre as quais a de Marcílio Dias, que morreu defendendo a canhoneira Parnaíba.
Por seus feitos Barroso recebeu o título de Barão do Amazonas (nome do cruzador que comandou em Riachuelo) e em 1868 foi nomeado comandante-chefe da Esquadra Brasileira. Reformado em 1873, morreu em montevidéu, Uruguai, em 1882.
Fonte:Prof. Ubiratan Rosa-Moderna Enciclopédia Brasileira-Ed. G. Lopes Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário