07 junho, 2012


 
Fundação Casa de Rui Barbosa


http://www.casaruibarbosa.gov.br/

A Fundação Casa de Rui Barbosa é uma instituição pública federal, vinculada ao Ministério da Cultura, e oferece um espaço reservado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos, e à preservação da memória nacional.


As principais atividades da Fundação são:

:: Manutenção, preservação e difusão do Museu Casa de Rui Barbosa e respectivo parque
:: Formação, preservação e difusão do acervo bibliográfico e documental, destacando-se os laboratórios técnicos
:: Desenvolvimento de estudos e pesquisas em suas áreas de atuação (estudos ruianos, de política cultural, história, direito e filologia) e em cultura brasileira em geral
:: Publicação dessas pesquisas e participação de pesquisadores em eventos acadêmicos e científicos
:: Formação e qualificação de pesquisadores
:: Utilização plena do seu auditório com atividades de dança, música, literatura, teatro e cinema
:: Uso de outras dependências para a realização de exposições de acervo ou relacionadas a trabalhos em andamento e de cursos, congressos e seminários.

Situada circunstancialmente na cidade do Rio de Janeiro, a Fundação Casa de Rui Barbosa preserva e divulga acervos de interesse nacional, por constituírem patrimônio cultural importante, e realiza trabalhos de alcance internacional.
Não perde de vista a importância do atendimento diário ao visitante e ao usuário dos serviços, desde a simples visita ao jardim até a pesquisa de trabalhos acadêmicos complexos.




Na segunda-feira, 4 de junho, Drummond esteve de volta ao edifício que frequentou por toda vida como servidor do Ministério da Educação, o Palácio Capanema. Foi lançado no local o Projeto Memória " Drummond: testemunho da experiência humana".

O Projeto Memória visa difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social e a formação da identidade cultural brasileira. Personagem dessa edição, Drummond terá sua faceta de narrador de seu tempo divulgada a milhares de jovens com a distribuição de kits pedagógicos em 18 mil escolas públicas. Além disso, serão organizadas mostras itinerantes com 70 kits expositivos contendo 16 painéis que percorrerão mais de mil municípios, acompanhadas de vídeo-documentário e livro fotobiográfico, preparado por João Camillo Penna.
A iniciativa é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil, a Petrobrás e Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), através da Associação de Amigos da Casa Rui Barbosa. Isso porque os documentos pessoais de Drummond integram o Arquivo-Museu de Literatura (AMLB) da FCRB, espaço dedicado a arquivos pessoais de escritores, criado em 1972 com o incentivo do poeta.

A fase de concepção intelectual do projeto foi coordenada por Eduardo Coelho, então chefe do AMLB, e envolveu uma equipe de especialistas: curadoria de João Camillo Penna, coordenação pedagógica de Rosa Gens, vídeo-documentário por Maria Aché de Andrade, do Filmes do Serro, programação visual de Ruth Freihof, da Passaredo Design e produção da Abravídeo.

O vídeo-documentário, o livro fotobiográfico,o conjunto pedagógico (Almanaque Histórico, Guia do Professor) e a exposição estão disponíveis para visualização e download no site http://www.projetomemoria.art.br/drummond/



Fundação Casa de Rui BarbosaRua São Clemente, 134
Botafogo 22260-000
Rio de Janeiro, RJ
Tel.: 21.3289-4600

A Fundação Casa de Rui Barbosa está situada em uma das poucas áreas verdes do bairro de Botafogo, com cerca de 9.000 m², entre as ruas Bambina e Barão de Lucena, próxima à estação Botafogo do Metrô. Os visitantes têm à disposição estacionamento gratuito.

A sede da Fundação está aberta ao público de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h, mas alguns de seus setores oferecem horários próprios:
:: Jardim: Diariamente das 8 às 18h.

:: Museu: de 3ª a 6ª feira, das 10 às 18h. Na última 3ª feira do mês aberto até às 20h Aos sábados, domingos e feriados das 14 às 18h, com a última entrada 30 minutos antes do fechamento. A taxa de ingresso é R$ 2,00. Menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam ingresso. Entrada franca aos domingos.

Veja o calendário de funcionamento do museu.
:: Biblioteca e arquivos: 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h, com a última entrada 45 minutos antes do fechamento
:: Biblioteca infantil: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h e das 14 às 17h
Atividades permanentes: 3a feira, às 10h, Hora do conto e 5a feira, às15h, Oficina de criação. Acompanhe as atividades extras na
agenda de eventos
:: Eventos culturais: Os horários da programação devem ser confirmados em agenda de eventos
São oferecidos serviços especiais, como atendimento a escolas para atividades na biblioteca, visitas guiadas ao Museu Casa de Rui Barbosa, e visitas técnicas aos seus acervos e laboratórios. Estes serviços devem ser agendados previamente nos respectivos setores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário