02 dezembro, 2011

Preparando o Natal com muita paz, amor e alegria.


Estou desempregado e meu filho quer um brinquedo que não posso comprar. O que faço?

Muitos pais e mães ficam angustiados por não poderem dar o presente de natal que seus filhos pediram. Realmente é difícil e dá uma peninha danada ver aqueles olhinhos tristes, rogando o tão sonhado presente e os pais tentando convencê-los a aceitarem o que está dentro do orçamento doméstico.
Entra ano, sai ano e o dinheiro continua apertado, mal dá para acertar as contas do mês...Chega o Natal, e o mesmo desgaste emocional, por causa dos presentes dos filhos.
Meus amigos, compreendam que a criança é inteligente e sensível. Dentro de seu entendimento, ela vai reagir de acordo com o comportamento dos pais.
Não sofram tanto e encarem com naturalidade as dificuldades financeiras. Não se sintam culpados, não façam sacrifícios e não criem dívidas para agradar os filhos.
É importante que a criança vá aos poucos, aprendendo que nem tudo é possível. Sabemos que a vida não vai lhes proporcionar tudo o que desejarem. Não foi assim conosco?
Ouvir não, também faz parte do aprendizado. Não se preocupem, eles não ficarão traumatizados. Ajam com total naturalidade e deem o presente que for possível.
Enfeitem com seus filhos a casa, a árvore de natal (que pode ser feita com materiais reciclados), envolvam suas crianças em muita alegria, que logo eles ficarão tranquilos e felizes.

Eles têm o mais importante que é um lar e o amor de vocês!


Hi! Acho que não vai dar para comprar bacalhau também!
Não se aflijam, por não poderem comprar comidas especiais. Usem a criatividade e substituam as postas grandes de bacalhau por opções mais acessíveis. Boa dica é comprar o bacalhau desfiadinho, que sai mais barato e serve para diversos e deliciosos pratos. Peixe assado ou cozido também é uma delícia. Acompanhado com batatas coradas ao forno, fica maravilhoso! Antes do Natal vou dar umas receitas bem econômicas para vocês. OK?
Não se angustiem, com presentes caros para os filhos, com comidas tradicionais, roupa nova para a família toda, a pintura da casa, etc, etc.
Entendam que o Natal tem seu importante contexto religioso, que admiramos e respeitamos. E realmente é uma data especial, pela boa oportunidade para o exercício da fraternidade, da generosidade e do perdão que nos inspiramos com o espírito natalino, mas, não esqueçam que o Natal é incentivado pelo comércio, como tantas outras datas. E muitas pessoas acabam contraindo dívidas que irão amargar posteriormente.
Que venham as festas natalinas! Mas que cada família, comemore dentro de suas possibilidades e recursos. Pois o mais importante é que haja em todos os lares, muita paz, amor e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário