10 dezembro, 2011

Doutores da Alegria

Hoje é dia do Palhaço!


Parabéns a todos os palhaços do Brasil e do mundo.
Muita saúde e felicidades para todos estes queridos amigos que sob as lonas dos circos, em eventos, nas casas de espetáculos, nos teatros, nas ruas ou nos hospitais, sempre nos transmitem tanta alegria e emoção.
Nossa Homenagem aos inesquecíveis palhaços Piolin, Carequinha e Arrelia


Palhaço Piolin


Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir. Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922.

"O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer"
Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer .

Palhaço Carequinha


Fonte da foto: http://o globo.globo.com/cultura




"Minha missão é fazer rir e trazer alegria. O resto são frutos que vou colhendo”. “Enquanto houver uma criança… sempre haverá um circo!”

Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" - ele mesmo se intitulava assim - dizia que os melhores palhaços que ele conheceu na vida foram Piolin, Arrelia e Chicarrão. A notoriedade de George Savalla Gomes, seu verdadeiro nome, se devia muito à TV. Comandou programas de televisão, gravou vários discos, e soube tirar dessa mídia o melhor proveito. A TV, para ele, não acabou nem vai acabar nunca com o circo. Segundo Carequinha, o circo é imortal. É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia. Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos. Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo (Leia e pesquise outras informações sobre o circo e temas variados no Site do IBGE. É lindo e muito interessante)




Palhaço Arrelia

Uma das frases mais famosas do Arrelia era: "Como vai, como vai, como vai, vai, vai", a qual as crianças respondiam: "Muito bem, muito bem, muito bem, bem, bem".

Waldemar Seyssel, o famoso Palhaço Arrelia, cuja família se confunde com a história do circo no Brasil. Aos 91 anos, a maior parte dos quais passados no picadeiro ou nos estúdios de TV, Arrelia era daquele tempo em que os artistas de circo praticamente nasciam no picadeiro. A arte circense ia sendo ensinada de pai para filho e nenhum membro da família pensava em se dedicar a outra atividade. Ele começou a atuar com seis meses de idade. Foi no circo chileno de seu tio, irmão de sua mãe; “Precisamos, para a comédia, de uma criança que chorasse muito e eu era um especialista em choro”, fala Arrelia. Waldemar Seyssel- o Palhaço Arrelia - faleceu em 2005, aos 99 anos na cidade do Rio de Janeiro.


Fonte: Leia o texto completo sobre o Palhaço Arrelia em: http://www.iar.unicamp.br/docentes/luizmonteiro/arrelia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário