28 março, 2012


Millôr Fernandes morre aos 88 anos no Rio de Janeiro http://www.cultura.rj.gov.br

O escritor, jornalista e dramaturgo Millôr Fernandes morreu, aos 88 anos, na noite desta terça-feira (27/03), em casa, no bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele sofreu falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca.

A carreira precoce do carioca começou ainda aos 10 anos, quando vendeu sua primeira ilustração para O Jornal do Rio de Janeiro. Com 14 anos, começou a trabalhar como jornalista e, aos 19, foi contratado pela renomada revista O Cruzeiro. No começo, ele assinava seus textos na coluna Pif-Paf com o pseudônimo de Vão Gogo. Foi somente em 1962 que adotou a assinatura Millôr. Em 1969, tornou-se um dos fundadores do jornal de humor O Pasquim.

Como dramaturgo, seu primeiro sucesso de público foi Pigmaleoa, encenada em 1962, no Teatro do Rio, com direção de Adolfo Celi. Paralelamente ao trabalho de jornalista, se dedicou a traduzir alguns clássicos da literatura e da dramaturgia ao português, entre eles Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht e Tennessee Williams.

O velório está marcado para quinta-feira, dia 29, das 10h às 15h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária. Em seguida, o corpo será cremado.

Autoria do texto:http://www.cultura.rj.gov.br/materias/millor-fernandes-morre-aos-88-anos-no-rio-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário