08 março, 2012

8 de março - Dia Internacional da Mulher






http://www.ibge.gov.br/home


O que dizem as Estatísticas do IBGE sobre a Mulher?

Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A fixação da data é o reconhecimento e o coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres, mas também de toda a sociedade, na maior parte do mundo.
Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres. Conquistaram direitos como o de frequentar escolas, votar e se candidatar a cargos políticos, praticar esportes e representar o país em competições esportivas, entre outros. Também foram criadas delegacias de proteção à mulher e campanhas direcionadas à saúde da mulher (como a sobre o câncer de mama).
Hoje o Brasil tem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E, para se ter uma ideia, já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros.

Visitem o portal do IBGE!
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/home.html

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Singela homenagem da Biblioteca Infantil Grandes Autores a algumas mulheres entre tantas outras, que nos são exemplos de sentimentos nobres, de fibra, de fé, de amor ao próximo e de talento. Mulheres que iluminaram suas vidas enquanto encarnadas e que estarão sempre vivas em nosso coração por terem sido tão especiais. Como aquelas que ainda estão neste orbe, fazendo brilhar sua luz interior. Muitas delas, mesmo enfrentando imensas dificuldades , não se deixam abater, não desistem de seus sonhos, não fogem da luta... Trouxeram no espírito uma enorme força. Força tamanha que marcam suas trajetórias terrenas como mulheres que fazem a grande diferença, na construção de um mundo mais justo e mais evoluído.
Hoje entregamos flores de carinho para estes Seres Humanos maravilhosos que nos deixaram uma linda história e outras que estão escrevendo imprescindíveis páginas, com ações edificantes. Que expressam toda a inteligência, sensibilidade e emoção da natureza feminina. Nas artes, na ciência, na educação, nos esportes ou na filantropia. Mulheres que não devem ser esquecidas e que merecem toda nossa gratidão e respeito.

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher - Madre Teresa de Calcutá- Amor e Fraternidade





26 de Agosto de 1910 — 5 de Setembro de 1997

Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana. Fundou a congregação Missionárias da Caridade, sua maravilhosa Obra deu surgimento à casas religiosas assistenciais por toda a Índia e depois no exterior. Seu trabalho obteve repercussão mundial. Considerada, por muitos a missionária do século XX, Dedicou toda a sua vida em amor ao próximo e ao amparo material e principlamente espiritual, levando a palavra cristã de fé e esperança aos desesperançosos, pobres e doentes. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 2003.
Frases de Madre Teresa:

“ Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”

“O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.
Quando Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel, perguntaram-lhe: - O que podemos fazer a fim de promover a paz mundial? " Ela respondeu: - "Voltem para seus lares e amem suas famílias.”


Homenagem ao dia Internacioanal da mulher-Maria Montessori- Grande Educadora
A pedagoga italiana que revolucionou o sistema educacional em todo o mundo



31 de agosto de 1870-6 de maio de 1952

Maria Montessori pedagoga, educadora, médica e feminista. Em 1896, foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália.
Frases de Maria Montessori:
“A educação é um processo natural levado a cabo espontaneamente pelo ser humano e se adquire não ouvindo palavras, mas com experiências com o meio ambiente.”

“A mulher do futuro terá direitos iguais, assim como deveres iguais (...) A vida em família como a conhecemos poderá mudar, mas é absurdo pensar que o feminismo destruirá o sentimento materno. A nova mulher se casará e terá filhos por sua livre escolha, não porque o casamento e a maternidade lhe sejam forçados.” (Em declaração a “Nova Mulher”, em 1899.)

Fonte: Livro Maria Montessori de Michael Pollard-Editora Globo

Homenagem ao Dia Internacioal da Mulher-Irmã Dulce- Amor e Fraternidade



Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992-Fraternidade

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes melhor conhecida como Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia, foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados. Irmã Dulce. Aos 13 anos, depois de visitar áreas carentes, acompanhada por uma tia, começou a manifestar o desejo de se dedicar à vida religiosa. Com o consentimento da família e o apoio da irmã Dulcinha, foi transformando a casa da família num centro de atendimento a pessoas necessitadas. Ela começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais, voltando a estudar depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição (Smic), localizada em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, fez sua profissão de fé e voltou à Bahia.
Desde então, dedicou toda a sua vida à caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Chegou a receber a visita do Papa João Paulo II, quando esse esteve no Brasil, em virtude de seu trabalho com idosos, doentes, pobres, crianças e jovens carentes. Entre os diversos estabelecimentos que a Irmã Dulce fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentas casas ambulatoriais; e o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos. No Centro, os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes. Irmã Dulce fundou também o “Círculo Operário da Bahia”, que, além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas.
No dia 27 de outubro de 2010, foi anunciada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, em coletiva de imprensa realizada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) a beatificação, última etapa antes da canonização, da religiosa Irmã Dulce, tornando-a a primeira beata da Bahia. O anúncio foi sucedido pelo decreto em 10 de dezembro de 2010 e aconteceu após o reconhecimento de um milagre pela intercessão da religiosa na recuperação de uma mulher sergipana, que havia sido desenganada pelos médicos após sofrer uma hemorragia durante o parto.
O Anjo Bom da Bahia morreu em seu quarto, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992,
A cerimônia de beatificação de Irmã Dulce foi marcada para o dia 22 de maio de 2011, em Salvador, de acordo com a arquidiocese da capital baiana. A missa na qual será realizado o rito de beatificação vai ocorrer no Parque de Exposição da cidade. O horário ainda não foi definido.

Fontes do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3_Dulce

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/12/

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher-Rachel de Queiroz-Grande Escritora
A primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras e uma das escritoras mais apreciadas pela literatura.
A cearense Rachel de Queiroz ainda não tinha completado 20 anos quando surpreendeu críticos e leitores contando o sofrimento do sertanejo. Era "O Quinze", referência à grande seca que devastou o Nordeste em 1915.
A obra crescia. O sucesso, também. Eram crônicas, peças, romances. A linguagem encantava.
“Rachel foi uma grande escritora, natural, escorreita, límpida. A frase da Rachel era perfeita”, disse Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras.
Rachel de Queiroz foi uma autora premiada de romances e peças teatrais que gostava de dizer que era jornalista. Uma mulher à frente de seu tempo, independente, ousada, que se tornou a primeira a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977. Uma escritora que nos ajuda a entender o Brasil, um país que ganhou nova vida adaptado para a televisão.
A entrada para a ABL foi manchete em todos os jornais e revistas. Apesar da fama e do aplauso, Rachel continuava modesta. “Eu nunca fiquei satisfeita com o meu texto”.
Cem anos depois, ainda atual. “A Rachel é essa voz, uma voz que diz: 'Olha! Nós sofremos, mas nós podemos vencer os problemas da vida'”, afirmou o membro da ABL, Evanildo Bechara.

Fonte do texto: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/rachel-de-queiroz-

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher-Cora Coralina-Poetisa


Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás.

Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno. Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas viveu por muito tempo de sua produção de doces, até ficar conhecida como Cora Coralina, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.

Nascida em Goiás, Cora tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos depois que o marido, o advogado paulista Cantídio Brêtas, morreu, em 1934. “Mamãe foi uma mulher à frente do seu tempo”, diz a filha caçula, Vicência Brêtas Tahan, autora do livro biográfico Cora Coragem Cora Poesia. “Dona de uma mente aberta, sempre nos passou a lição de coragem e otimismo.” Aos 70 anos, decidiu aprender datilografia para preparar suas poesias e enviá-las aos editores. Cora, que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário. Nos últimos anos de vida, quando sua obra foi reconhecida, participou de conferências, homenagens e programas de televisão, e não perdeu a doçura da alma de escritora e confeiteira.

Fonte do Texto: http://pensador.uol.com.br/autor/Cora_Coralina/biografia/

Frases de Cora Coralina:

“ Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

“ O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

“ Poeta, não é somente o que escreve. É
aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso.”

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher –Marta

Fonte da foto: http://www.correiodoestado.com.br/

Simplesmente a melhor jogadora de futebol do mundo

Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta (Dois Riachos, 19 de fevereiro de 1986), é uma futebolista brasileira que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Western New York Flash.
Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens. Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Após as grandes exibições recentes e, principalmente, nos Jogos Pan-americanos de 2007, Marta chegou a ser comparada a Pelé, sendo chamada pelo mesmo de o "Pelé de Saias". A alagoana declarou que se emocionou ao saber que o rei do futebol acompanhou os jogos da seleção feminina. Além disso, entrou na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira e, até agora, a única mulher a deixar a marca dos pés neste local.

Fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Marta_(futebolista)

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher- Presidenta do Brasil Dilma Rousseff


Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil(...)
Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, nesse mesmo ano, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão.
Em 2009, foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo.

Fonte do texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff

Nenhum comentário:

Postar um comentário