01 março, 2012

1º de março - Fundação do Rio de Janeiro


Parabéns Rio de Janeiro!
No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses que exploravam o litoral do Brasil, avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade. Mesmo depois de constatado o equívoco, a denominação foi mantida.



O município em si foi fundado em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, o nome do santo foi uma homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.


São Sebastião passou a ser o protetor do Rio de Janeiro.


Carioca é o nome dado às pessoas que nascem na cidade do Rio de Janeiro. Por outro lado, aqueles que não nasceram aqui, mas vivem e participam da vida da cidade, também podem se considerar cariocas.

Carioca é também o nome de um rio que em tempos passados corria pela cidade. Hoje, ele está canalizado e corre subterraneamente, escondido embaixo de ruas e edifícios.



Aniversário do Rio será comemorado com bolo de dez metros na Praça Tiradentes
Festa começa às 18h desta quinta (1°) com a presença do prefeito.
Às 17h, na Quinta da Boa Vista, um show marcará a comemoração

Existe uma contradição sobre a data oficial do aniversário do Rio de Janeiro. Alguns dizem que é dia 20 de janeiro e outros dia 1º de março.
A primeira é para homenagear o santo de São Sebastião que foi a homenagem dada por Estácio de Sá ao fundar a cidade com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro. Porém a oficial é mesmo no dia 1º de março, data da fundação

O Rio de Janeiro comemora nesta quinta (1°) seus 447 anos com uma festa às 18h na Praça Tiradentes, Centro do Rio, com direito a um bolo de dez metros de comprimento. O prefeito Eduardo Paes já garantiu presença na festa, que tradicionalmente era realizada na Rua da Carioca, mas que, este ano, foi transferida para a Praça Tiradentes, revitalizada pela prefeitura. A obra incluiu a retirada das grades que cercavam o espaço.
De manhã, para comemorar o aniversário do Rio, teve missa no Cristo Redentor. A cerimônia foi celebrada pelo cardeal Stanislaw Rylko, organizador da Jornada Mundial da Juventude. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, também participou.
O aniversário do Rio será comemorado também na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade, onde um grande show marcará a comemoração da data. O evento é promovido pela Globo Rio, em parceria com o governo estadual e começa às 17h.
A principal atração será a gravação do DVD de 15 anos da banda Sorriso Maroto. Também se apresentarão a banda Jammil, o Trio Ternura, Gustavo Lima, o grupo Revelação, MC Sapão e o Coral Resgate.


Fonte da notícia: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário