19 março, 2012


Dia 19 de março de 1534- Nasceu Jose de Anchieta


No dia 19 de março de 1534 nasce em Tenerife , Canárias, o poeta padre José de Anchieta. Grande expressão poética do Brasil colônia, o chamado “Santo do Brasil” desvelou-se na catequese dos índios, dentro das normas da Companhia de Jesus, a que pertencia. Faleceu em Reritiba, depois Benaventes, hoje Anchieta no estado do Espírito Santo, em 9 de junho de 1597, aos 63 anos de idade.

Fonte:Calendário Cívico-Cultural-Ministério da Educação e Cultura-INL-1969

A fé caminha em pés descalços




Aquele homem era baixo, moreno e muito magro e meio torto, por causa de um desvio na coluna. Tinha a testa larga, nariz comprido, pouca barba e olhos meio azulados. Em suas andanças caminhava sempre descalço, a barra da batina arregaçada. E andou grande parte do Brasil: professor, catequista, poeta, lingüista, teatrólogo, médico, cozinheiro, sapateiro, padre, diretor de colégio, pregador, confessor, provincial, diplomata e fundador de cidades.

Anchieta veio para o Brasil em 1553, na frota que trouxe o segundo Governador-Geral, Dom Duarte da Costa. Era, então apenas noviço da Companhia de Jesus, um moço de dezenove anos, Irmão José de Anchieta. Nos 65 anos dias de travessia, cozinhava e ensinava catecismo para os marinheiros. Alegre e amável, não tinha, entretanto, nenhuma marca especial que deixasse entrever nem o pioneiro, nem o apóstolo. Mas era ativo, de espírito forte.

Ativo com os pioneiros, de espírito forte como os apóstolos, José de Anchieta é uma das figuras mais constantes nos acontecimentos históricos da segunda metade do século XVI. Presente na fundação de São Paulo, presente na expulsão dos franceses do Rio, presente na pacificação dos índios, ora estava no litoral paulista, ora no do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, em toda parte...Aos sessenta e três anos de idade cessa toda a luta de uma vida e sobre o Apostolo do Brasil baixa a paz eterna.

Fonte:Grandes Personagens da Nossa História-Abril Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário