17 março, 2011

Nosso Exército Brasileiro
Força de paz no Haiti

A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ou Minustah (sigla derivada do francês: Mission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti), é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004, por meio da resolução 1542, para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. Os objetivos da missão são principalmente:

1.Estabilizar o país.
2.Pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes.
3.Promover eleições livres e informadas.
4.Formar o desenvolvimento institucional e econômico do Haiti.

A missão está no país desde junho de 2004 e era chefiada pelo diplomata tunisiano Hédi Annabi, que faleceu em 12 de janeiro, durante o terremoto de 2010. A sua morte foi confirmada no dia seguinte pelo presidente René Préval.
Em outubro de 2010, o Conselho de Segurança da ONU decidiu ampliar o mandato da Minustah até 15 de outubro de 2011 e reafirmou seu compromisso de ajudar na reconstrução do país, após o terremoto de janeiro de 2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki

Fonte da foto: http://inblogs.com.br


Fonte: http://noticias.digi.com.br

O Haiti ocupa o terço oeste da Ilha Hispaniola - segunda maior ilha das Grandes Antilhas - no Mar do Caribe. O País possui superfície de 27.750 km² e foi o primeiro país de maioria negra a conquistar a libertação dos escravos, em 1794, e a independência, em 1804. Entretanto, é o país mais pobre da América Central. Considerando que a situação no Haiti ainda constitui ameaça para a paz internacional e a segurança na região, o Conselho de Segurança decidiu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que assumiu a autoridade exercida pela Força Multinacional Interina em 01 de junho de 2004.
No ano de 2004, foi realizada, na Academia de Polícia do Haiti, a solenidade de instalação do MINUSTAH. Naquela oportunidade, ficou caracterizada a efetiva presença das tropas brasileiras, sob a égide das Organizações das Nações Unidas, em solo haitiano. No âmbito dos países contribuintes com tropas para missões dessa natureza, o Brasil ocupa a 16ª posição, revelando ser efetiva a cooperação nacional no esforço global direcionado à manutenção da paz e da segurança mundial. Cabe ressaltar que a participação do Exército Brasileiro no Haiti constitui um capítulo especial na história da Força Terrestre, empregando o maior efetivo de tropas desde sua participação na 2ª Guerra Mundial.
O sucesso da participação brasileira deve-se a eficiência em superar as dificuldades logísticas e adaptar-se às peculiaridades do ambiente operacional.

Fonte: http://www.cms.eb.mil.br/ Comando Militar do Sul


por carlosaugusto80

Nenhum comentário:

Postar um comentário