Atenção papai e a mamãe!
Se beber não dirija, se dirigir não beba!
Você pode também deixar o carro em casa e ir com a família de ônibus ou metrô, não dá mesmo para acompanhar o bloco de carro. Não é?
Papai e mamãe, vamos falar sério, pois com a vida não se brinca! Sabemos que a alegria do Carnaval e as altas temperaturas do nosso clima tropical, são estímulos , para que haja mais ingestão de bebidas alcoólicas por muitos adultos e infelizmente também por menores de idade. Essa é uma triste realidade que está gerando muita preocupação ao Ministério da Saúde (Veja em: http://portal.saude.gov.br), porque os riscos para quem bebe são muitos.
Muitos adultos e jovens insistem em não aceitar a Lei e informações importantes que visam preservar a vida. Acreditam que têm controle sobre a bebida que ingerem e garantem que não perdem o autodomínio. É ai que mora o perigo! Esta autoconfiança em demasia e pouca consciência, têm sido a causa de graves acidentes deixando graves sequelas e a perda de muitas vidas.
Estatísticas sérias, estão sempre provando que se pode sim, perder os reflexos, mesmo se bebendo pouco. Por isso a Tolerância Zero, Lei criada pelas autoridades.
Está comprovado cientificamente que o álcool provoca alteração da coordenação motora e diminui os reflexos. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) teve seu Artigo 165 do Capítulo XV alterado, e passou a considerar gravíssimo o ato de dirigir sob influência de álcool ou entorpecentes e pune os infratores com a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir do decreto de junho de 2008, dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerada infração gravíssima. Na fiscalização, o condutor é submetido a testes de alcoolemia por aparelhos homologados pelo Contran, os chamados bafômetros.
Quanto se pode beber antes de dirigir?
Não há, atualmente, limite considerado “seguro” para dirigir após ingerir bebida alcoólica. A absorção e metabolização do álcool dependem de diversos fatores, como sexo, peso corporal e ingestão de alimentos. Mas, de modo geral, conforme pode ser visto no quadro abaixo, consumir o equivalente a 1 lata de cerveja, ou 1 taça de vinho, ou 1 dose de cachaça, vodca ou uísque é o bastante para ser multado. Já beber o equivalente a duas ou três doses e dirigir não é apenas infração: é crime de trânsito.
O ideal é nunca dirigir depois de beber. Ou nunca beber se for dirigir. Confira e reflita:
Uma única dose de uísque ou uma latinha de cerveja: 0,3 g/l – Sua noção de distância e de velocidade já fica prejudicada. Um carro que parece longe está um pouco mais perto do que você imagina.
Duas taças de vinho ou dois copos de cerveja: 0,4 g/l – Os reflexos ficam comprometidos e você perde a capacidade de responder rapidamente a situações de perigo demora mais para acionar o freio, por exemplo.
Duas doses de uísque ou duas latas de cerveja: 0,6 g/l (limite máximo permitido no Brasil) – Sensação de euforia. Você perde a noção de perigo. O risco de acidentes dobra.
Quatro taças de vinho ou quatro copos de cerveja: 0,8 g/l – Sensação de calor e rubor facial. Você perde a coordenação motora e a noção de detalhes. Ainda consegue dirigir, mas suas reações são muito mais lentas.
Quatro doses de uísque ou quatro latas de cerveja: 1,2 g/l – Você está intoxicado. Não consegue fazer o raio correto de uma curva, nem seguir as faixas de trânsito
Cinco latas de cerveja ou uma garrafa de vinho: 1,5 g/l – Você é incapaz de se concentrar no trânsito. Perde a memória e a capacidade de julgamento. Está a um passo de apagar ao volante.
A multa é de R$ 957.50 e o motorista tem sua carteira suspensa por 12 meses. O veículo fica retido até a apresentação do condutor habilitado. O caso fica mais grave se o condutor alcoolizado se envolver em crimes de trânsito. A penalidade pode chegar de seis meses a três anos de detenção, além da proibição de dirigir veículo automotor.
Fonte destas informações, veja em:
http://portal.saude.gov.br
http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/leiSeca.
http://quatrorodas.abril.com.br/vai-viajar/dicas/na-estrada/
Em nosso país a venda de bebida alcoólica é proibida para menores de dezoito anos, no entanto as pesquisas mostram que os jovens infelizmente começam a beber aos 14, 15anos.
Os pais precisam estar atentos e orientarem seus filhos a não utilizarem bebidas alcoólicas. A bebida alcoólica está prejudicando a vida de muitos jovens.
Os pais também devem ser bons exemplos e evitarem ingerir bebidas alcoólicas em excesso, principalmente na frente de seus filhos.
Eu sou uma palhacinha, mas sei que beber é coisa séria. Por isso, papai e mamãe, lembrem-se, se forem dirigir não bebam, se beber não dirijam! OK?
Um Carnaval de muita alegria e paz para todos!
Palhacinha Marronzinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário