Dia 14 de março Dia dos Animais
Há milhares de anos que os seres humanos convivem com os animais. Nem sempre de forma adequada.
Pelas necessidades humanas, com o passar do tempo fomos invadindo o ambiente dos animais, e os submetemos à função de nos servir. Provocamos a extinção de algumas espécies e pomos muitas outras espécies em risco eminente de extinção. Como se o fato de sermos superiores, por termos inteligência, nós desse o direito de nos apossarmos da vida animal.
Creio que esta visão sempre foi equivocada. Os animais assim como os seres humanos herdaram o Planeta. Eles têm direito ao seu habitat natural e a vida.
Os animais domésticos também pedem socorro! Muitos cães e gatos são maltratados e abandonados por seus donos.
A utilização dos animais, pelos homens, obviamente, em alguns aspectos se fez benéfica e imprescindível.
Os animais foram muito importantes para a evolução da humanidade. Até hoje os animais são necessários na ciência e na medicina (Na história da medicina, grandes descobertas foram realizadas e milhões de mortes evitadas graças à utilização dos animais em pesquisas e controles de qualidade. Os transplantes cardíacos, renais e hepáticos, a descoberta de vacinas contra a pólio, o sarampo, a difteria, o tétano, a hepatite, a febre amarela, a gripe suína e a meningite são exemplos. Atualmente, os animais têm dado grande contribuição à pesquisa com células-tronco, grande esperança da humanidade, na doença de Alzheimer, no desenvolvimento de próteses neurais para pacientes com lesões na medula espinhal, na pesquisa de novos medicamentos e vacinas para Aids, câncer, diabetes, malária, dengue etc. Assim como, no passado, a experimentação animal também foi essencial para o advento dos anestésicos, dos antibióticos, de fármacos para o controle da hipertensão arterial, da asma, dos anti-inflamatórios, dos quimioterápicos e dos hormônios anticoncepcionais.Fonte FIOCRUZ) .
Também na área da medicina, a presença alegre e carinhosa de alguns animais têm auxiliando em terapias de pacientes que sofrem de depressão e contribuem na recuperação de deficientes mentais e físicos.
Os animais têm sido fundamentais também em salvamentos e resgate de vítimas de desmoronamentos, incêndios,etc. Cães farejadores são utilizados por policiais no combate anti-drogas.
O boxer Napoleão recebe carinho dos idosos.
Fonte da imagem :(Foto: Divulgação) http://g1.globo.com/rio-de-janeiroLembremos que os animais são principalmente, importantíssimos para o equilíbrio ecológico de todo o mundo. Coabitamos o mesmo planeta, a Terra e o nosso lar.
A saudável convivência com os animais, além de um ato de amor é a garantia da nossa sobrevivência.
Nós seres humanos “animais racionais”, precisamos ser gratos por todos os animais, por todos os benefícios que eles nos propiciam.
Em nome da própria vida na terra, respeitemos a vida animal!
AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS
por ellenekelly no Videolog.tv.
Animais em Extinção/Trabalho de biologia/Senai
Nenhum comentário:
Postar um comentário