Enchente ou Cheia
Existem cheias artificiais provocadas por erros de operações de comportas de vertedouro de barragens ou por erros de projetos de obras hidráulicas como bueiros, pontes , diques , etc.
Como todo fenômeno natural pode-se sempre calcular o período de retorno ou tempo de recorrência de uma enchente.
Quando este transbordamento ocorre em regiões sem ocupação humana, a própria natureza pode se encarregar de absorver os excessos de água gradativamente, gerando poucos danos ao ecossistema, mas podendo gerar grandes danos à agricultura.
Quando o transbordamento dá-se em áreas habitadas de pequena, média ou grande densidade populacional, os danos podem ser pequenos, médios, grandes ou muito grandes, de acordo com o volume de águas que saíram do leito normal e de acordo com a densidade populacional.
A ciência que estuda os fenômenos das enchentes é a Hidrologia que é normalmente ensinada nos cursos de Geografia, Engenharia Hidráulica, Engenharia sanitária , Engenharia Ambiental e outros.
Algumas obras podem ser realizadas para controle das enchentes tais como bueiros, diques , barragens de defesa contra inundações ou mesmo obras de Revitalização de Rios, muito utilizadas na Holanda e na Alemanha.
Chuvas voltam a causar transtornos em todo o Brasil;
Da Redação, com Band News FM e Primeiro Jornal
Terça-feira, 15 de março de 2011 cidades@eband.com.br
As chuvas que ocorreram nas últimas duas semanas continuam a prejudicar diversos estados do País. Os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os mais afetados. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também registraram estragos causados por temporais e deslizamentos.
No início do ano, as chuvas também provocaram mortes e deixaram pessoas desabrigadas principalmente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Sudeste
Sul
Em Santa Catarina, mais de 620 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas desde a última quinta feira, afirmou a Defesa Civil do estado. Pelo menos 10 cidades já declararam situação de emergência e a previsão é de que o tempo permanece estável até a próxima quinta-feira.No Paraná, as cidades de Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá, Mangueirinha, Honório Serpa e São José dos Pinhais foram atingidas e isoladas por enxurradas e deslizamentos. Ao todo, no estado, mais de 23 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, que causaram pelo menos três mortes e prejuízos para o porto de Paranaguá. Na cidade de Palhoça foi registrada uma morte.No Rio Grande do Sul, sete pessoas morreram na cidade de São Lourenço do Sul devido aos temporais.
Nordeste
Centro-Oeste
No estado de Mato Grosso do Sul foi decretada situação de emergência nas regiões mais afetadas pela chuva, que afetou pelo menos 13 cidades. Segundo a previsão da Defesa Civil, cerca de 15 mil famílias poderiam estar desabrigadas. Devido às enchentes, o governo decidiu suspender temporariamente as aulas, afetando mais de 7 mil estudantes.Em Colniza, município do extremo norte do Estado, cerca de dez mil pessoas ainda estão isoladas por causa das chuvas. No distrito de Guariba, o rio subiu tanto que deixou dezenas de casas submersas e arrastou pontes, uma delas tinha 280 metros.
Redação: Isabella Ayub
Nenhum comentário:
Postar um comentário