26 janeiro, 2011

Rio de Janeiro - Localização: Situado na região Sudeste



Governador do Estado do Rio de Janeiro :


Excelentíssimo Senhor Sérgio Cabral Filho




Prefeito da cidade do Rio de Janeiro:


Excelentíssimo Senhor Eduardo Paes



Limites da Cidade do Rio de Janeiro:

Norte e Noroeste :Estado de Minas Gerais

Nordeste :
Estado do Espírito Santo

Sudoeste :
Estado de São Paulo

Leste e Sul : Oceano Atlântico



DADOS GERAIS

Capital: Rio de Janeiro

Região: Sudeste

Sigla: RJ

Gentílico: fluminense

População: 15.993.583 (Censo 2010)

Densidade Demográfica (habitantes por km²): 366,01

Quantidade de municípios: 92

Área (em km²): 43.696,054

Clima: tropical atlântico e tropical de altitude.


DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 222.564.408.000,00 (2003)
Renda Per Capita*: R$ 14.639,00 (2004)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,807 (PNUD - 2000)
Principais Atividades Econômicas: indústria, turismo, serviços e extrativismo mineral (petróleo).
Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 19,5 por mil (em 2000*)
Analfabetismo:4% (2001)
Espectativa de vida (anos): 72,4 (2000)

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Cristo Redentor
- Baia da Guanabara
- Pão-de-Açúcar
- Theatro Municipal
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu Nacional de Belas Artes
- Museu de Arte Moderna
- Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista
- Forte de Copacabana
- Paraty (cidade histórica do período colonial
- Jardim Botânico
- Praias ( Copacabana, Ipanema, Leblon Botafogo, Flamengo, Buzios, Angra dos Reis, entre outras)

Fontes destes dados: * Fontes: Site oficial do Estado: http://www.governo.rj.gov.br/
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e livros didáticos de nossa Biblioteca

Rio de Janeiro - Relevo:

Com relevo diversificado, a paisagem do Estado do Rio de Janeiro apresenta fortes contrastes: escarpas elevadas, tanto à beira mar como no interior; mares de morros; colinas e vales; rochas variadas em baías recortadas pelo litoral, com diferentes formas de encontro entre o mar e a costa; dunas, restingas e praias planas; lagos, florestas tropicais naturais; e ainda uma área de planalto, que se estende a oeste. O ponto mais elevado do Estado é o Pico das Agulhas Negras, de 2.787 m de altura, localizado na Serra da Mantiqueira, região sudoeste do Estado. A Serra da Mantiqueira é uma imponente escarpa voltada para o vale do rio Paraíba do Sul, que atravessa os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A Serra do Mar é outro maciço relevante que corta o Estado do Rio de Janeiro, ao longo do litoral. Inicia-se ao norte do Estado de Santa Catarina, região Sul, estendendo-se por mais de 1.000 km até o norte do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo desse percurso recebe diferentes denominações como Serra da Bocaina, ao sul do Estado, Serra da Estrela e Serra dos Órgãos, ao fundo da baía de Guanabara.

Fonte do texto: http://www.dominiopublico.gov.br




Bandeira do Rio de Janeiro


O nosso Estado- Rio de Janeiro


O Estado do Rio de janeiro divide-se em partes ou municípios. É a segunda maior metrópole do Brasil. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.
Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional - segundo dados de 2005. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC


Fontes: Livros didáticos: O Município do Rio de Janeiro História e Geografia de Paulo Cesar de Alcãntara e http://pt.wikipedia.org

De acordo com os pontos cardeais e colaterais, o nosso Estado localiza-se na Região Sudeste do Brasil.
Ao norte nosso Estado faz limites com os Estados de Espírito Santo e Minas Gerais, ao Sul com o Oceano Atlântico, à leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o Estado de São Paulo. O estado do Rio de Janeiro está dividido em 91 municiípios, tendo portanto 91 cidades.

A Cidade e Município do Rio de Janeiro é também a capital do estado do Rio de Janeiro. Por sua importância política, social e econômica, o Município do Rio de Janeiro tem grande influência sobre os municípios vizinhos, formando com eles um agrupamento que é chamado de Região Metropolitana do Rio de Janeiro ou Grande Rio.
O Grande Rio concentra a maior população do Estado e a segunda do Brasil. Só perde para a área metropolitana de São Paulo.
Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias são os municípios que fazem limites com o Rio de Janeiro ao Norte. Ao Sul, nosso município limita-se com o Oceano Atlântico. A Leste, com a Baia de Guanabara. A Oeste, com a Baia de Sepetiba.



Lagoas do Rio de Janeiro



Lagoa Rodrigo de Freitas



Fonte da foto: http://www.pbase.com

Nossas Principais lagoas
acompanham a orla marítima do Oceano Atlântico. Abaixo do Corcovado, numa depressão da Planície Litorânea, situa-se a Lagoa Rodrigo de Freitas, que se comunica com as praias do Leblon e de Ipanema através do Canal do Jardim de Alá. Na Baixada de Jacarepaguá, separadas do oceano pelas praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, encontramos as lagoas de Marapendi, Tijuca, Jacarepaguá e Camorim, que se comunicam através de canais.



Os Rios que banham o município do Rio de Janeiro



Geralmente, os rios nascem em regiões altas, quando um lençol de água subterrâneo chega à superfície, formando uma fonte. Os rios também podem ser formados pela água da chuva que desce pelas encostas das montanhas. No Rio de Janeiro, aproveitamos as águas que descem pelas encostas da Serra do Mar.
O nosso principal rio é o Guandu, que nasce na Baixada Fluminense e abastece de água o Município do Rio de Janeiro.
As águas do Rio Guandu são represadas, tratadas e distribuídas pela CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgotos).
O Rio Carioca, que nasce nas encostas do Corcovado, é o de maior importância histórica, pois foi a primeira fonte de abastecimento da cidade.
Carioca, nome dado aos que nascem na cidade do Rio de Janeiro, é uma palavra indígena que significa “casa de branco” ou “casa de pedra”.
O termo carioca teria surgido devido a uma casa rústica que os portugueses ergueram às margens desse rio.

Principais maciços montanhosos do Rio de Janeiro



Maciço da Tijuca ou Carioca, situado entre a Baia de Guanabara, O Oceano Atlântico e a Baixada de Jacarepaguá. O Maciço da Tijuca separa a Zona Norte da Zona Sul da cidade. Seu ponto culminante é o Pico da Tijuca, o segundo do município (1.021 m).


Maciço da Tijuca e pedra da Gávea à esquerda


Fonte dafotohttp://www.redeprotecaopnt.org.br/node/186



Maciço da Pedra Branca visto do cume do Quilombo


Fonte:Foto de Sinézio Rodrigues picasaweb.google.com


Maciço da Pedra Branca, que ocupa a parte centro-sul do município e é separado do Maciço da Tijuca pela Baixada de Jacarepaguá. No Maciço da Pedra Branca encontra-se o Pico da Pedra Branca (1.024 m), que é o ponto mis alto da cidade.
Fonte do texto:Livro didático O Município do Rio de Janeiro História e Geografia de Paulo Cesar de Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário