Prefeito da cidade do Rio de Janeiro:
Norte e Noroeste :Estado de Minas Gerais
Nordeste :
DADOS GERAIS
Capital: Rio de Janeiro
Região: Sudeste
Sigla: RJ
Gentílico: fluminense
População: 15.993.583 (Censo 2010)
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 366,01
Quantidade de municípios: 92
Área (em km²): 43.696,054
Clima: tropical atlântico e tropical de altitude.
DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 222.564.408.000,00 (2003)
Renda Per Capita*: R$ 14.639,00 (2004)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,807 (PNUD - 2000)
Principais Atividades Econômicas: indústria, turismo, serviços e extrativismo mineral (petróleo).
Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 19,5 por mil (em 2000*)
Analfabetismo:4% (2001)
Espectativa de vida (anos): 72,4 (2000)
- Cristo Redentor
- Baia da Guanabara
- Pão-de-Açúcar
- Theatro Municipal
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu Nacional de Belas Artes
- Museu de Arte Moderna
- Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista
- Forte de Copacabana
- Paraty (cidade histórica do período colonial
- Jardim Botânico
- Praias ( Copacabana, Ipanema, Leblon Botafogo, Flamengo, Buzios, Angra dos Reis, entre outras)
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e livros didáticos de nossa Biblioteca
A Serra do Mar é outro maciço relevante que corta o Estado do Rio de Janeiro, ao longo do litoral. Inicia-se ao norte do Estado de Santa Catarina, região Sul, estendendo-se por mais de 1.000 km até o norte do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo desse percurso recebe diferentes denominações como Serra da Bocaina, ao sul do Estado, Serra da Estrela e Serra dos Órgãos, ao fundo da baía de Guanabara.
O nosso Estado- Rio de Janeiro
O Estado do Rio de janeiro divide-se em partes ou municípios. É a segunda maior metrópole do Brasil. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.
Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional - segundo dados de 2005. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC
Fontes: Livros didáticos: O Município do Rio de Janeiro História e Geografia de Paulo Cesar de Alcãntara e http://pt.wikipedia.org
De acordo com os pontos cardeais e colaterais, o nosso Estado localiza-se na Região Sudeste do Brasil.
Ao norte nosso Estado faz limites com os Estados de Espírito Santo e Minas Gerais, ao Sul com o Oceano Atlântico, à leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o Estado de São Paulo. O estado do Rio de Janeiro está dividido em 91 municiípios, tendo portanto 91 cidades.
A Cidade e Município do Rio de Janeiro é também a capital do estado do Rio de Janeiro. Por sua importância política, social e econômica, o Município do Rio de Janeiro tem grande influência sobre os municípios vizinhos, formando com eles um agrupamento que é chamado de Região Metropolitana do Rio de Janeiro ou Grande Rio.
O Grande Rio concentra a maior população do Estado e a segunda do Brasil. Só perde para a área metropolitana de São Paulo.
Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias são os municípios que fazem limites com o Rio de Janeiro ao Norte. Ao Sul, nosso município limita-se com o Oceano Atlântico. A Leste, com a Baia de Guanabara. A Oeste, com a Baia de Sepetiba.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Fonte da foto: http://www.pbase.com
Nossas Principais lagoas acompanham a orla marítima do Oceano Atlântico. Abaixo do Corcovado, numa depressão da Planície Litorânea, situa-se a Lagoa Rodrigo de Freitas, que se comunica com as praias do Leblon e de Ipanema através do Canal do Jardim de Alá. Na Baixada de Jacarepaguá, separadas do oceano pelas praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, encontramos as lagoas de Marapendi, Tijuca, Jacarepaguá e Camorim, que se comunicam através de canais.
Os Rios que banham o município do Rio de Janeiro
O nosso principal rio é o Guandu, que nasce na Baixada Fluminense e abastece de água o Município do Rio de Janeiro.
As águas do Rio Guandu são represadas, tratadas e distribuídas pela CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgotos).
O Rio Carioca, que nasce nas encostas do Corcovado, é o de maior importância histórica, pois foi a primeira fonte de abastecimento da cidade.
Carioca, nome dado aos que nascem na cidade do Rio de Janeiro, é uma palavra indígena que significa “casa de branco” ou “casa de pedra”.
O termo carioca teria surgido devido a uma casa rústica que os portugueses ergueram às margens desse rio.
Principais maciços montanhosos do Rio de Janeiro
Maciço da Tijuca e pedra da Gávea à esquerda
Fonte dafotohttp://www.redeprotecaopnt.org.br/node/186
Maciço da Pedra Branca visto do cume do Quilombo
Fonte:Foto de Sinézio Rodrigues picasaweb.google.com
Maciço da Pedra Branca, que ocupa a parte centro-sul do município e é separado do Maciço da Tijuca pela Baixada de Jacarepaguá. No Maciço da Pedra Branca encontra-se o Pico da Pedra Branca (1.024 m), que é o ponto mis alto da cidade.
Fonte do texto:Livro didático O Município do Rio de Janeiro História e Geografia de Paulo Cesar de Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário