13 janeiro, 2011


13 de janeiro Aniversário do MNBA-Museu Nacional de Belas Artes comemora seus 74º Aniversário

Fonte desta imagem: http://www.skyscrapercity.com

Museu Nacional de Belas Artes, localizado no centro do Rio de Janeiro.

O Museu Nacional de Belas Artes foi criado pela lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937.

Algumas maravilhosas obras de arte que podemos apreciar no MNBA

Fonte da foto: fote de Cida Garcia- http://www.flickr.com/photos/


Fonte da foto: fote de Cida Garcia- http://www.flickr.com/photos/



Fonte da foto:www.cultura.gov.br/

Museu Nacional de Belas Artes

Criado pela Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937, sua inauguração se deu no dia 19 de agosto de 1938, com a presença do então presidente Getúlio Vargas. A nova instituição instalou-se desde a sua criação no edifício da Escola Nacional de Belas Artes, na Avenida Rio Branco, 199, no Rio de Janeiro. O arquiteto autor do projeto foi um dos mestres da Escola, Adolfo Morales de Los Rios (1858-1928).
O edifício foi elaborado no estilo fin-de-siècle e lembra certos palácios renascentistas franceses (influência do Louvre de Paris, por exemplo), além de apresentar características formais neoclássicas. É a instituição do Brasil que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do Século XIX. No total, atualmente, o acervo conta com cerca de 60 mil itens, incluindo coleções de pintura, arte sobre papel, escultura, acervo bibliográfico, documentos, dentre outros, distribuídos em 18 mil m² de área construída.
O MNBA é vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus(Ibram), integrante do Ministério da Cultura, e destina-se à aquisição, conservação e divulgação de obras de arte que evidenciem a evolução da produção artística brasileira e estrangeira.
(Texto: Sheila Rezende, Ascom/MinC)
(Fonte: MNBA/Ibram/MinC)
Autor: Clelia Araujo/Comunicação Social

O Museu:

O acervo do Museu Nacional de Belas Artes teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país. Este núcleo original foi enriquecido com importantes incorporações ao longo do século XIX e início do século XX.
Com a construção da nova sede da Escola Nacional de Belas Artes, em 1908, projeto do arquiteto Moralles de los Rios, este acervo passou a ocupar parte do novo prédio, sendo o Museu criado oficialmente em 13 de janeiro de 1937.

Acervo:

O acervo do Museu Nacional de Belas Artes conta atualmente com 16.088 peças. Compõe esse acervo obras de Pintura, Escultura, Desenho e Gravura brasileira e estrangeira dos séculos anteriores até a contemporaneidade, além de reunir um segmento significativo de Arte Decorativa, Mobiliário, Gliptíca, Medalhística, Arte Popular e um conjunto de peças de Arte Africana. Para ilustrar essa página foram selecionados dez destaques de cada coleção que serão periodicamente trocados proporcionando assim ao visitante uma visão panorâmica da história das artes visuais no Brasil


Endereço do Museu Nacional de Belas Artes: Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia), Rio de Janeiro, RJ - Cep: 20.040-008

Telefone: (21) 2219-8474 - Fax: (21) 2262-6067

Visitação: Terça a sexta-feira das 10 às 18hs;
Sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas.

Ingressos: R$ 5,00 e meia: R$ 2,00. Grátis aos domingos. Venda de ingressos e entrada de
visitantes até 30 min antes do fechamento do Museu.

Informações: www.mnba.gov.br, imprensa@mnba.gov.br ou (21) 2240-0068

Nenhum comentário:

Postar um comentário