07 janeiro, 2011

7 de Janeiro Dia do Leitor



Grande Autora Ruth Rocha
Uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos..
Ruth Rocha fala da importância da Leitura em entrevista na Folha Dirigida



Folha Dirigida - A partir de que idade a criança deve ser estimulada com a leitura?
Ruth Rocha - A cantiga de ninar já é uma manifestação cultural que estimula o domínio da fala, a oralidade. Essa é a primeira maneira de aprendizagem das palavras, e é a maneira mais importante, pois é afetiva. Contar histórias para as crianças é muito importante. Se não tiver histórias, que conte casos da sua própria infância, que conte casos da família. É extremamente importante conversar com as crianças, colocá-las no colo, dar risadas com elas e estimular a imaginação e o amor pela palavra. A palavra é desenvolvida muito cedo, ainda na infância. Por isso, este incentivo da família deve começar logo quando a criança nasce.

Folha Dirigida - Pais leitores formam filhos leitores?
Ruth Rocha - Provavelmente. É muito mais fácil um leitor sair de uma família de leitores do que sair de uma família que não gosta de ler. Fizeram, uma vez, uma pesquisa grande sobre isso, que dizia que o primeiro aspecto para uma pessoa se tornar leitora era sair da casa de leitores. O segundo fator era sair de uma escola que valorizasse a leitura, num sentido de ação. E depois, outras questões, como o acesso aos livros. Quem não tem acesso a livros não lê. Os pais têm que levar seus filhos a bibliotecas, a livrarias, mas têm que comprar livros. Com o preço de um video-game, por exemplo, é possível comprar muitos livros. Por que não dar livros de aniversário, dar livros de Natal? Nestas listas de presentes de Dia das Crianças, de Dia dos Namorados, não vemos livros.

Folha Dirigida - E como a escola pode ajudar estes alunos vindos de famílias onde a leitura não é uma atividade freqüente?
Ruth Rocha - É ocupando este espaço. A professora tem que ler e transmitir amor pela leitura. Tem que dar para os alunos aquilo que ela gosta, tem que se mostrar apaixonada pela Literatura. Uma professora que dá um livro que não gosta ou que muitas vezes nem leu — e isso é uma coisa bastante comum — acaba transmitindo essa indiferença. O professor é uma pessoa muito importante na vida de uma criança. Por isso, ele tem que se imbuir dessa missão. Não é só transmitir conhecimento, é educar de uma maneira geral. A transmissão do currículo está abaixo da transmissão do gosto pela leitura, porque quem não lê também não estuda.


Fonte: Leiam esta entrevista com Ruth Rocha completa e com outros grandes autores na Folha Dirigida:/http://www.folhadirigida.com.br/htmls/hotsites/professor_2003/Cad_03/EntRuthRochaFdg.htm- Site interessate para concursandos

Nenhum comentário:

Postar um comentário