04 janeiro, 2011

Biblioteca Infantil Grandes Autores

04 de janeiro Dia da Instalação do Estado de Rondônia


Parabéns Estado de Rondônia! Recebam todo o carinho da Biblioteca Infantil Grandes Autores e de todos os nossos leitores. O Rio de Janeiro te abraça!

Vamos conhecer Rondônia!






Muitas pessoas confundem as datas relacionadas ao estado de Rondônia e a sua capital Porto Velho, como por exemplo data de criação ou da instalação.
Dia 04 de janeiro é oficialmente comemorado o dia do estado, sua Instalação em 1982 com a posse do primeiro governador, celebrado como feriado estadual, mas o inicio do atual estado remonta da visita que o então Presidente Getúlio Vargas fez a Porto Velho em outubro de 1940.






http://www.rondoniagora.com


Bandeira de Rondônia RO





Mapa de Rondônia








Localização: Rondônia fica no oeste da região Norte, e faz fronteira com o Amazonas, Mato Grosso, Acre e Bolívia.




Capital: Porto Velho


Governo de 2011 à 2014


Governador: Excelentíssimo Sr. Confúcio Moura (PMDB)


Vice-governador: Excelentíssimo Sr. Airton Gurgacz (PDT)


Número de Municípios:52
Vegetação: Floresta Amazônica e cerrado
Clima: equatorial





História de Rondônia



Texto de: Autor: Cairo Nunes Melchiades
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia
Visitem o site:
http://www.rondonia.ro.gov.br






Rio Guaporé



fonte da foto: http://www.mochileiro.tur.br/

O primeiro explorador europeu que teria alcançado o vale do rio Guaporé foi o espanhol Ñuflo de Chávez, de passagem entre 1541 e 1542.
Mais tarde, no século XVII, a região foi percorrida pela épica bandeira de Antônio Raposo Tavares, que, entre 1648 e 1651, partindo de São Paulo, desceu o curso do rio Paraná, subiu o rio Paraguai, alcançou o vale do rio Guaporé, atravessou o rio Mamoré, seguiu pelo rio Madeira alcançando o rio Amazonas, cujo curso finalmente desceu até alcançar Belém do Pará.
Tendo ainda alguns missionários se aventurado isoladamente pela região, no século seguinte, a partir da descoberta de ouro no vale do rio Cuiabá, os bandeirantes começaram a explorar o vale do Guaporé.
Por esse motivo, em 1748, as instruções da Coroa portuguesa para o primeiro Governador e Capitão General da Capitania do Mato Grosso, Antônio Rolim de Moura Tavares (1751-1764), foram as de que mantivesse - a qualquer custo - a ocupação da margem direita do rio Guaporé, ameaçada por incursões espanholas e indígenas, oriundas dos povoados instalados à margem esquerda desse curso fluvial desde 1743 (a saber: Sant'Ana, na foz do ribeirão deste nome; São Miguel, na foz do rio deste nome; e Santa Rosa, nos campos deste nome, depois transferida para o local onde foi conquistada por tropas portuguesas, na margem direita do rio Guaporé).
Rolim de Moura instalou a sua capital em Vila Bela da Santíssima Trindade (19 de março de 1752), tomando as primeiras providências para a defesa da Capitania que lhe fora confiada. Assim que atendeu as necessidades das demarcações requeridas pelo Tratado de Madrid (1750), em 1753 incursionou sobre a povoação espanhola de Santa Rosa Velha, na margem direita do Guaporé, e ali fez instalar um pequeno posto de vigilância (uma "guarda"), sem modificar o nome do local para evitar protestos dos vizinhos espanhóis. Mais tarde, diante da solicitação do governador de Santa Cruz de la Sierra para a imediata evacuação do posto, Rolim de Moura transformou a antiga Guarda em um forte, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição (Presídio de Nossa Senhora da Conceição) (1759).
Frente às renovadas incursões espanholas e aos rigores climáticos, em poucos anos este Presídio se encontrava em ruínas. Por estas razões foi reconstruído e posteriormente rebatizado pelo Governador Luís Pinto de Sousa Coutinho (1769-1772), com o nome de Forte de Bragança (1769), que, por sua vez em ruínas, foi substituído em definitivo pelo Real Forte Príncipe da Beira (1776).
Nesse período, em 1772, Francisco de Melo Palheta, partindo de Belém do Pará, atingiu sucessivamente o rio Madeira, o rio Mamoré e o rio Guaporé, alcançando Santa Cruz de la Sierra.
Com o declínio da mineração, e a Independência do Brasil, a região perdeu importância econômica até que, ao final do século XIX, com o auge da exploração da borracha, passou a receber imigrantes nordestinos para o trabalho nos seringais amazônicos.
O início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em virtude da assinatura do Tratado de Petrópolis (1903), constituiu outro poderoso impulso para o povoamento.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas dos estados do Amazonas e do Mato Grosso.
Com uma economia baseada na exploração de borracha e de castanha-do-pará, pela Lei de 17 de fevereiro de 1956 passou a se denominar Território Federal de Rondônia, em justa homenagem ao sertanista Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958). A descoberta de jazidas de cassiterita e a abertura de rodovias estimularam a sua economia e o seu povoamento, passando este Território à condição de Estado a partir de 1982. Já naquela época, milhares de famílias que viviam na região aguardavam a distribuição de terras pelo Incra, situação que ainda não encontrou uma solução definitiva.

Localização

Localizado na parte oeste da Região Norte do Brasil, o Estado de Rondônia encontra-se em área abrangida pela Amazônia Ocidental. A maior parte do território do Estado de Rondônia encontra-se incluída no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro.

Limites
Norte :Estado do Amazonas
Leste e Sudeste : Estado de Mato Grosso
Sudeste: Estado de Mato Grosso e Bolívia
Oeste : Bolívia
Noroeste : Estados do Amazonas e Acre.

PORTO VELHO-Capital de Rondônia
Ano de fundação: 1914 (95 anos)
População total 2009: 382.829 habitantes (maior do estado)

População urbana 2007: 304.228 habitantes (maior cidade do estado)
PIB 2006: R$ 3,7 bilhões (maior PIB do estado)



Bairro Olaria



Foto: Autor Desconhecido


Porto Velho – RO


Fonte da Foto: http://static.panoramio.com/


Porto Velho – Rondônia



Fonte da foto: http://upload.wikimedia.org/





Rondônia Potencial Turístico


Batizado do boi-bumbá Corre Campo .O ritual do batizado de boi-bumbá é considerado pelos folcloristas, como uma das encenações mais engraçadas da brincadeira. Ainda de acordo com a tradição, o boi-bumbá só pode sair do “curral”, para brincar nos arraiais após o batismo.



Fonte da foto e texto da foto: http://www.tudorondonia.com/



Floresta Amazônica



Fonte da foto:reconstruiindoofuturo.blogspot.com






Araras-aves encontradas na Floresta Amazônica






Rio Madeira-Rondônia



Fonte da foto: Denis Dayvison Cunha- baixaqui

Situado na região norte, o estado de Rondônia possui dois terços de sua área cobertos pela floresta Amazônica. Os pontos mais altos do território estadual são a chapada dos Parecis e a serra dos Pacaás, onde há um parque nacional. O clima predominante é o equatorial, com chuvas abundantes e temperatura média anual de 26ºC.



Rondônia tem um grande potencial turístico pouco explorado. Com 1,7 mil km de extensão, o rio Madeira é o maior afluente da margem direita do Amazonas e margeia Porto Velho. Passear por suas águas significa navegar no meio da floresta Amazônica,
observando árvores centenárias, aves exóticas e trechos de corredeiras. É também pelo rio Madeira que se chega ao lago do Cuniã, a 120 km da capital, uma reserva biológica com criadouro natural de peixes de água doce, sobre a qual há freqüentes revoadas de pássaros.

Para atrair turistas, o governo criou uma zona de livre comércio em Guajará-Mirim, município localizado a 333 km de Porto Velho, à beira do rio Madeira, na divisa com a Bolívia. Cada visitante pode comprar até 2 mil reais em produtos importados, entre os quais se destacam os eletroeletrônicos. Do outro lado do rio, na cidade boliviana de Guayaramerín, a cota é de apenas 150 dólares e a oferta de produtos limita-se a roupas e calçados.
Seu elevado índice pluviométrico, de 1800 mm/ano, garante significativo potencial agropecuário, que faz Rondônia ter o décimo rebanho bovino brasileiro, com 5,2 milhões cabeças.





Fonte do texto: http://www.portalbrasil.net/

Parque Nacional Serra da Cutia


da foto e parte do texto: http://www-man.blogspot.com/




O Parque Nacional da Serra da Cutia localiza-se no Município de Guajará-Mirim, a sudoeste do Estado de Rondônia, e faz fronteira com a Bolívia. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foi criado em 2001 para compor o corredor ecológico Guaporé-Itenez-Mamoré no estado de Rondônia na região Norte do Brasil.
Com 23 milhões de hectares, o Corredor Ecológico Guaporé / Itenez-Mamoré é formado por 13 unidades de conservação de proteção integral, 28 de uso sustentável e 24 terras indígenas.




Comunidades Indígenas de Rondônia
Povo indígena Enawene Nawe em aldeia no estado de Rondônia.






Economia de Rondônia - A construção do porto graneleiro na capital, Porto Velho, em 1995, e a abertura, em 1997, da hidrovia do rio Madeira, mudam o perfil econômico de Rondônia. Com 1.115 km, a hidrovia liga a capital ao Porto de Itacoatiara, no Amazonas, barateando o transporte de seus produtos agrícolas. Rondônia abastece a Região Nordeste com feijão e milho, destacando-se também como produtor nacional de cacau, café, arroz e soja.

Marcado pelo extrativismo vegetal, principalmente de madeira e borracha, Rondônia também é responsável por 40% da cassiterita produzida no Brasil, boa parte retirada de Bom Futuro, em Ariquemes, uma das maiores jazidas desse minério em todo o mundo. Essa exploração passa por uma fase de modernização: desde 1997, a atividade é exercida por grandes empresas mineradoras, controladas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O processo de industrialização de Rondônia acompanha de perto a ocupação agrícola e a exploração mineral, nascendo do aproveitamento das matérias-primas, entre as quais a cassiterita, e passando ao beneficiamento de produtos agropecuários. Depois da construção da Usina Hidrelétrica de Samuel, na década de 80, crescem os segmentos madeireiro, mineral, de construção civil e alimentos.




Fonte do texto:http://portalbrasil.net/estados

Um comentário:

  1. Sou Lucas aluno da Escola;Educándario Paulo Freire do 9ºB .Gostei muito dá reprotajem que fala sobre os rios guáporé e do rio madeira as avés encomtrada só na floresta Amazónia sobre o parque Nacional Serra da Cutia e também gostei do processo de industrialização em Rondônia.

    ResponderExcluir