09 janeiro, 2011


9 de Janeiro dia do Astronauta

Astronomia

Fonte da foto: http://www.papeldeparede.fotosdahora.com.br/


A Astronomia é a ciência que tem por objetivo o estudo do universo como um todo, e também dos diferentes corpos que o compõem. Seus integrantes se agrupam em extruturas progressivamente crescentes: estrelas de diversas magnitudes, com seus planetas e satélites, que acrescidos à matéria interestelar, formam as galáxias; estas, por sua vez, se agrupam em aglomerados e superaglomerados de galáxias. O astrônomo descreve todos esses corpos celestes, estuda sua composição e analisa tanto as relações que mantêm entre si quanto sua evolução no tempo.


Fonte do texto: Enciclopédia Barsa-Encyclopédia Britannica do Brasil Publicações Ltda.




Fonte da foto:Divulgação/Agência Espacial Brasileira

Marcos Cézar Pontes



É o primeiro astronauta/cosmonauta brasileiro e o primeiro lusófono a ir ao espaço na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com 8 experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.


Fonte(s) deste texto: http://pt.wikipedia.org/

Fonte da foto http://www.walldesk.com.br


Astronauta


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um astronauta (em Inglês: astronaut) ou cosmonauta (em Russo: космонавт, pron.: [kəsmɐˈnaft]) são pessoas treinadas para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares.
Tecnicamente considera-se astronauta todo aquele que empreenda vôo sub-orbital (vôo balístico, sem entrar em órbita) ou orbital de no mínimo 100 km de altitude (considerado o limite externo da atmosfera).
Embora geralmente reservado para os profissionais viajantes, por vezes o termo é aplicado a qualquer pessoa que viaja no espaço, incluindo cientistas, políticos, jornalistas e turistas.
De certa forma, "astronauta", "cosmonauta" e "taiconauta" são sinônimos do termo "viajantes espaciais". Na maior parte das vezes, "cosmonauta" e "astronauta" são sinônimos em todas as línguas, e o uso da escolha é freqüentemente ditado por razões políticas, sendo que ambos os termos ficaram consagrados durante a corrida espacial da década de 1960, disputada entre os EUA e a ex-União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário