13 janeiro, 2011


Gravidez na adolescência parte- 2

Minha filha esta grávida e agora?

Fonte da foto: http://juventudeonline.com.br/



Muitas mães e pais estão neste momento se questionando sobre o que fazer com a inesperada notícia da gravidez de suas filhas adolescentes. Em diversos casos, as famílias já enfrentam outros problemas como a falta de estrutura psicológica por conta de variados conflitos familiares e a baixa renda financeira dos pais, que mal suportam as despesas básicas e de repente se veem com a filha grávida.
“A gente já tinha tantos problemas e agora essa menina nos traz mais este!” Dizem muitos pais, não é mesmo?
Realmente não é fácil. Estejam os pais em qualquer situação financeira e principalmente para os que têm renda familiar muito pequena. Mas, é importante que se reflita sobre outros fatores imprescindíveis que envolvem esta gravidez e se mantenha a calma para evitar qualquer atitude impensada e agressiva.
Conforme nos orientam o Conselho Tutelar, psicólogos e médicos, temos vários pontos que devem ser levados em consideração, Vejamos alguns deles:

1º- Amor acima de qualquer dificuldade:

Os pais precisam lembrar que é sua filha que está grávida, aquela mesma menina que quando nasceu, lhes encheu o coração de profunda alegria e emoção! É fato que ela foi imprudente, mas continua sendo e será sempre sua filha, a mesma que vocês sempre amaram e que agora esta precisando muito deste amor e da compreensão de vocês.

2º Não sejam agressivos.

Vai adiantar os pais gritarem? Serem agressivos com a filha adolescente e grávida? Não, não adianta, não é correto e pode ser muito perigoso para a saúde da filha, que com a rigidez dos pais, pode até sofrer um aborto. A agressividade dos pais pode também causar problemas psicológicos na menina e más consequências à saúde dela e do bebezinho mesmo antes de nascer. Lembremos que maus tratos, violência moral ou física em crianças e adolescentes são atitudes passivas de punição por lei ( Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente), mesmo se praticadas pelos pais!

3º É um direito e totalmente compreensível a decepção dos pais, mas os filhos fazem suas próprias escolhas e nem sempre irão corresponder às expectativas ...
Muitos pais e mães sonhavam em ver suas filhas seguindo um comportamento que, segundo seus conceitos seria “o certo”. Desejavam que suas filhas só tivessem filhos depois de estudarem , terem seu emprego, se casarem... e lá na frente...quando estivessem bem maduras e prontas para assumirem suas responsabilidades, ai sim, trariam a feliz notícia de que vocês seriam vovô e vovó! Certo? É, mas, nem sempre é assim. Felizmente estatísticas mostram que está diminuindo o número de adolescentes grávidas, mas a gravidez precoce ainda tem índices preocupantes.
Por isso não dá mais para os pais e responsáveis terem vergonha e tabus que inibam determinados assuntos em família! Assim que os pais percebam que as meninas e meninos já estão discernindo e tendo entendimento, falem e orientem abertamente sobre sexualidade, drogas, alcoolismo. homossexualismo, doenças sexualmente transmissíveis, bullying, gravidez na adolescência, etc. Assuntos que não podem faltar na educação de nossa moçada. Se vocês tiverem dificuldades ou dúvidas para tratarem destes temas, busquem ajuda!

4º Não pensem em aborto!

Por mais que a família esteja enfrentando dificuldades. Aborto é crime contra a vida. O aborto só é permitido por lei em casos especiais ou que sejam recomendados por médicos. Também não se sintam em desespero e em desamparo! Felizmente temos órgãos públicos que orientam os pais e as adolescentes grávidas. Procurem informações e apoio no Conselho Tutelar. Conselheiros e psicólogos capacitados irão orientá-los e trataram de vocês com muito respeito.

5º A responsabilidade de sua filha, do pai da criança e a participação dos avós paternos...
A família da adolescente que será mamãe, não deve assumir as responsabilidades no lugar dela, mas pode auxiliar nos cuidados com o bebê e com as despesas.
Até onde a gravidez permitir a menina deve continuar estudando, ao mesmo tempo, que ela vai se conscientizando de que muita coisa mudará em sua vida. É muito bom psicologicamente e necessário para melhorar a renda familiar, a futura mamãe fazer uma atividade remunerada mesmo em casa (que não ponha em risco a gravidez), artesanatos pode ser uma boa sugestão. As adolescentes ganham maturidade e auto-estima, quando podem arcar com parte das despesas.

Ela deve saber também que gravidez não é uma doença, mas é responsabilidade e inspira cuidados. Não beber, não fumar, não cometer excessos são atitudes imprescindíveis para a saúde da menina e do bebê. Deem toda a atenção, mas nada de superproteger a menina.

É importante conversar com os namorados para saber o que sentem um pelo outro verdadeiramente, mas os pais de ambos os lados não devem forçar uma união. Avaliem se eles desejam morar juntos, onde iriam morar e as consequências e benefícios desta união no momento. Decidam com tranquilidade e de comum acordo. Há casos em que os pais da menina ou os pais do menino, acabam assumindo sozinhos mais problemas e despesas com uma união forçada ou equivocada.
É preciso buscar o apoio dos pais do namorado de sua filha, para verem de que forma serão distribuídos os gastos, etc. Nada de acusações e discussões infrutíferas! A hora é de união, de se tomar decisões essenciais para amparar a adolescente e o nenezinho que está chegando.

- 6º: Passado o susto, é hora de dar atenção à gestante não só com compreensão e afetividade, mas com cuidados médicos:

Procurem o mais rápido possível um Posto de Saúde para que sejam feitos os exames necessários e o pré-natal. A gravidez na adolescência pode ser de risco. Toda a gestação da adolescente deve ser bem acompanhada. Lembrem-se o pré-natal é importantíssimo!!!

Fonte da foto http://www.walldesk.com.br/papel-de-parede


Muita Paz no coração de todos os pais e responsáveis por adolescentes grávidas. Tenham tolerância com suas meninas e pensem que um bebezinho na família, mesmo em circunstancias inesperadas, será sempre abençoado por Deus. Deem muito amor para sua filha e para o bebezinho. Estejam certos de que esta criança lhes trará muitos momentos de emoção e alegria.

Sirlene C. Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário