25 janeiro, 2011

25 de Janeiro aniversário da Fundação da Cidade de São Paulo
A Cidade de São Paulo completa hoje 457 anos!

Parabéns São Paulo! Receba todo o carinho de nossa Biblioteca Infantil Grandes Autores e dos nossos leitores. O Rio de Janeiro te abraça!
Vamos conhecer São Paulo!
São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo e a maior do Brasil, é também o principal centro financeiro, corporativo e mercantil de toda América Latina. Também é a mais populosa cidade do Brasil e do Hemisfério Sul. Conta com inúmeros shoppings, cinemas, teatros, museus, parques, exposições, hotéis e por isso é a cidade mais visitada por turista em todo o Brasil.


Cidade de São Paulo

foto de:Renata Batata
Fonte:
http://renatabatata.wordpress.com/



Vista da Cidade de São Paulo da Pedra Grande –Parque Estadual da Serra da Cantareira


Fonte da Foto-http://picasaweb.google.com

Foto de: Lia e Saulo


Localização
Região: Sudeste

Estados limítrofes
•Paraná (sul)
•Mato Grosso do Sul (oeste)
•Minas Gerais (norte, nordeste)
•Rio de Janeiro (leste)

Municípios: 645

Capital :São Paulo

Governo
2011 a 2014
Governador: Excentíssimo Sr. Geraldo Alckmin (PSDB)

Vice-governador: Excelentíssimo Sr. Guilherme Afif Domingos (DEM)

Deputados federais :70
Deputados estaduais :94
Senadores :Eduardo Suplicy (PT)
Aloysio Nunes (PSDB)
Marta Suplicy (PT)

Área Total: 248 209,426 km² (12º)

População 2010:
Estimativa: 41 252 160 hab. (1º)

Censo 2010 : 39 924 091 hab.
Densidade: 166,73 hab./km² (3º)

Economia 2008
PIB: R$1,003 trilhão (1º)
PIB per capita: R$24 457 (2º)

Clima: Subtropical, tropical de altitude e tropical Cfa, Cfb, Cwa, Cwb, Aw
Site governamental:
http://www.sp.gov.br/


São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado no sul da região Sudeste e tem como limites os estados de Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (L), Paraná (SO) e Mato Grosso do Sul (O), além do oceano Atlântico (SE). É dividido em 645 municípios e ocupa uma área de 248 209,426 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é a cidade de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
Muitas vezes apelidado de "locomotiva do Brasil", o estado é isoladamente responsável por 33,9% do PIB brasileiro, sendo o estado com o maior PIB do país. Além do maior PIB, São Paulo também possui o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano, o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil.
Com mais de quarenta e um milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e pela Colômbia, à frente de todos os outros países sul-americanos. Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de portugueses que descobriram o Brasil e instalaram as primeiras vilas no Brasil exatamente no estado de São Paulo e de imigrantes italianos, ameríndios, africanos além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses. A capital paulista é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas à cidade de São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; há também uma proposta em andamento para a implementação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado de São Paulo inteiro. No interior do estado, mais notadamente na região norte, também podemos citar grandes cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que juntas somam quase 1 milhão e 200 mil habitantes, e suas respectivas regiões administrativas possuem mais de 3 milhões de habitantes. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

Fonte do texto :http://pt.wikipedia.org/

Praia de Santos em São Paulo

Fonte da foto: http://asnovidades.com.br/


SAÍ-AZUL macho (Dacnis cayana) by Dario Sanches

"CEREJEIRAS" 4º Festival das Cerejeiras no Parque Estadual Alberto Löfgren, antigo Horto Florestal - São Paulo

Fonte da foto: http://www.locomotour.co.uk/



Festival Revelando São Paulo-“Revelando Vale do Ribeira”


Fonte da foto: http://my.opera.com/

Teatro Municipal de São Paulo

Fonte da foto: http://www.flickr.com/photos/pedroangelini

Carnaval de São Paulo

Juliana Alves como rainha da Bateria da Pérola Negra-SP

Fonte:www.afarias.blog.br


Praça da Sé à Noite Catedral de São Paulo

Fonte da foto: Fábio Barros “Cits” http://pt.tixik.com/image


Parque do Ibirapuera São Paulo

Fonte: http://www.cidadeselugares.com/


Estação da Luz

Fonte da foto: http://andancaespirita.blogspot.com/


Complexo Cultural Julio Prestes

Fonte da foto memoriabravobrasil.com.br


História de São Paulo


Piratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole.
Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.
Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio.
Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Tinham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.
Em 1815, a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo. Mas somente doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, de Direito, no Largo São Francisco. A partir de então, São Paulo se tornou um núcleo intelectual e político do país. Mas apenas se tornaria um importante centro econômico com a expansão da cafeicultura no final do século XIX. Imigrantes chegaram dos quatro cantos do mundo para trabalhar nas lavouras e, mais tarde, no crescente parque industrial da cidade. Mais da metade dos habitantes da cidade, em meados da década de 1890, era formada por imigrantes.
No início dos anos 1930, a elite do Estado de São Paulo entrou em choque com o governo federal. O resultado foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que estourou no dia 9 de julho (hoje feriado estadual). Os combates duraram três semanas e São Paulo saiu derrotado. O Estado ficou isolado no cenário político, mas não evitou o florescimento de instituições educacionais. Em 1935 foi criada a Universidade de São Paulo, que mais tarde receberia professores como o antropólogo francês Lévi-Strauss.
Na década de 1940, São Paulo também ganhou importantes intervenções urbanísticas, principalmente no setor viário. A indústria se tornou o principal motor econômico da cidade. A necessidade de mais mão-de-obra nessas duas frentes trouxe brasileiros de vários Estados, principalmente do nordeste do país.
Na década de 1970, o setor de serviços ganhou maior destaque na economia paulistana. As indústrias migraram para municípios da Grande São Paulo, como o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Hoje, a capital paulista é o centro financeiro da América Latina e por isso ainda recebe de braços abertos brasileiros e estrangeiros que trabalham e vivem na cidade de São Paulo, em um ambiente de tolerância e respeito à diversidade de credos, etnias, orientações sexuais e tribos.

Fonte do texto: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/historia
Autor: Site oficial de turismo da Cidade de São Paulo


Mapa de São Paulo



Bandeira de São Paulo



Brazão de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário