30 janeiro, 2012



O que é violência

Geralmente, quando falamos em violência contra a criança e adolescentes, nos vem à cabeça o ato de bater, espancar, beliscar ou puxar a orelha. Não há dúvida, esses são realmente atos de violência. Mas existem outras formas de violência tão prejudiciais quanto essas descritas acima, e que normalmente não reconhecemos como tal.
Também é violência gritar, acusar, xingar, zombar, criticar, humilhar, discriminar, rejeitar ou exigir demais de uma criança.

Também é violência não escutar, não ligar, desacreditar, negligenciar, se omitir ou negar alimentação ou cuidados a criança.

Qualquer espécie de abuso sexual, em que um adulto ou mesmo adolescente mais velho usa uma criança para seu prazer sexual, também é uma violência sem tamanho, que pode ter conseqüências muito ruins para o resto da vida.

Tocar partes íntimas, se esfregar ou forçar a criança a praticar atos pornográficos também é considerado abuso sexual.

Se você souber de algum caso de maus tratos, de violência, pedofilia, exploração sexual contra a criança ou adolescente, disque 100- Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e Adolescentes.
Você também pode obter orientação e tirar suas dúvidas no Conselho Tutelar de seu município. Os Conselhos Tutelares foram criados para garantirem os direitos das crianças e dos adolescentes.

Fonte: Livro Protegendo crianças & adolescentes- Prefeitura do Rio


Nenhum comentário:

Postar um comentário