25 janeiro, 2012

25 de Janeiro - Dia do aniversário da Fundação da Cidade de São Paulo


Parabéns linda São Paulo


Fundação e história de São Paulo


Autoria do texto:http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

A fundação de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos portugueses, a partir do século XVI. Inicialmente, os colonizadores fundaram a Vila de Santo André da Borda do Campo (1553), constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região. Nessa época, um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, escalaram a serra do mar chegando ao planalto de Piratininga onde encontraram "ares frios e temperados como os de Espanha" e "uma terra mui sadia, fresca e de boas águas". Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica de São Paulo era perfeita: situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.



Foto de Militão Augusto de Azevedo da Igreja e Convento do Colégio (atual Pátio do Colégio), em 1862



A data oficial reconhecida para a fundação da cidade de São Paulo é a da conversão de São Paulo, 25 de janeiro de 1554, quando foi rezada a primeira missa no local do colégio fundado pelos jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, que se chamou "Colégio São Paulo de Piratininga", dando origem ao povoado que se formou ao seu redor. O lugar escolhido foi estratégico, numa elevação entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, garantindo proteção contra ataques e ampla visibilidade dos caminhos que levavam até lá. Atualmente, o local é conhecido como Pátio do Colégio e mantém parte da colina histórica preservada.
Em 1560, o povoado ganhou foros de Vila e pelourinho mas a distância do litoral, o isolamento comercial e o solo inadequado ao cultivo de produtos de exportação, condenou a Vila a ocupar uma posição insignificante durante séculos na América Portuguesa.
Em 1681, São Paulo foi considerada cabeça da Capitania de São Paulo e, em 1711, a Vila foi elevada à categoria de Cidade. Apesar disso, até o século XVIII, São Paulo continuava como um quartel-general de onde partiam as "bandeiras", expedições organizadas para apresar índios e procurar minerais preciosos nos sertões distantes. Ainda que não tenha contribuído para o crescimento econômico de São Paulo, a atividade bandeirante foi a responsável pelo devassamento e ampliação do território brasileiro a sul e a sudoeste, na proporção direta do extermínio das nações indígenas que opunham resistência a esse empreendimento.


Estão localizados no Estado de São Paulo grandes conglomerados urbanos responsáveis por boa parte da produção industrial e atividade econômica do país

Aspectos Geopolíticos e Econômicos
Os municípios são agrupados em 15 Regiões Administrativas e 42 Regiões de Governo, estabelecidos através de legislação estadual.
Boa parte de sua população (cerca de 58,6%, segundo dados da EMPLASA) vive nos grandes centros urbanos, sobretudo nas três Regiões Metropolitanas: Baixada Santista, Campinas e São Paulo. Estima-se que 93,6% da população viva em áreas urbanas.

Estão localizados no Estado de São Paulo grandes conglomerados urbanos responsáveis por boa parte da produção industrial e atividade econômica do país
O Estado de São Paulo destaca-se no contexto nacional pela expressiva participação na economia, respondendo por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A economia paulista é robusta e diversificada, possuindo o mais amplo parque industrial do país e um mercado de trabalho caracterizado pela qualificação de sua mão-de-obra.
O Estado de São Paulo exportou US$ 38 bilhões em 2005, respondendo por mais de 30% das exportações brasileiras. Cerca de 35% desse valor é gerado por 15 produtos, entre eles aviões, automóveis, açúcar e suco de laranja.
Em São Paulo, grande centro de produção e difusão cultural do país, ocorre, ao longo de todo o ano, programação cultural de nível internacional. É grande ainda a quantidade de salas de cinema e teatro, museus e centros culturais. Muito variados e de qualidade internacional são também diversos de seus restaurantes e bares que abarcam as grandes diferenças étnicas presentes no Estado. Espalhadas por seu território, várias outras grandes cidades paulistas também oferecem um amplo leque de opções culturais e de turismo

Obtenha outras importantes informações sobre São Paulo em:http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/saopaulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário