16 janeiro, 2012


CARMEN MIRANDA

Autoria do texto: http://www.museudatv.com.br/


BIOGRAFIA DE CARMEN MIRANDA -MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA


O nome completo da cantora Carmem Miranda era Maria do Carmo Miranda da Cunha. Ela nasceu em Portugal, em Marco de Canaveses, em 9 de fevereiro de 1909. E faleceu em Los Angeles, Estados Unidos, em 5 de agosto de 1955.
É considerada a cantora mais importante do Brasil , embora sendo de nacionalidade portuguesa.
Sua carreira artística deu-se nas décadas de 30, 40 e 50. Era filha de José Maria Pinto da Cunha e de Maria Emília Miranda da Cunha. E irmã da também cantora Aurora Miranda. Mudou-se de Portugal para a cidade do Rio de Janeiro, aos 14 anos. Começou sua vida profissional como balconista de loja de produtos masculinos. Mas foi ter aulas de música com o professor Josué de Barros, pois gostava de cantar.
Antes dos 20 anos, Carmem começou a cantar em clubes e em emissoras de rádio. Em 1929, gravou seu primeiro disco ,pela Companhia Brunswick. Meses depois gravou pela RCA Victor. Já no ano seguinte, 1930, gravou: “ Taí”, que foi enorme sucesso e que em verdade se chama: “ Pra Você Gostar de Mim”.
A cantora estourou. Começou a ser chamada para participar de programas musicais das emissoras de rádio, para festas, para festivais. Acertou com a RCA de gravar músicas carnavalescas. E foi o que aconteceu em toda a década de 30. Fez então parcerias com os grandes cantores da época. Cantou com Francisco Alves,Mário Reis, Almirante, Lamartini, Noel Rosa e outros.
Também Carmem Miranda fez excursões por muitas cidades e até por outros países. Esteve ba Argentina e mais países da América do Sul, além de fazer muitos estados do Brasil.
Em cinema: Em 1933 Carmem Miranda estreou no cinema, numa comédia musical, sob a direção de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro. Em 1934, foi eleita: “ Rainha do Rádio”, ou melhor do “ Broadcasting Carioca”, como se dizia na época. O famoso apresentador de rádio César Ladeira, deu-lhe então a alcunha de: “ Pequena Notável”. Em 1935, fez o filme: “ Alô, Alô Brasil”. Em seguida assinou com a Gravadora Odeon e com a Rádio Tupi. Em 1937, voltou para a Rádio Mayrink Veiga. Em 36, fez o filme: “ Alô, Alô, Carnaval”. Em 1939, fez: “ Banana da Terra”, seu último filme feito no Brasil.
Curiosidade: Foi em 1938, que a cantora Carmem Miranda usou pela primeira vez o traje de baiana, dando o significado cultural a sua imagem. Bem m ais tarde colocou o tabuleiro de frutas, na cabeça, com o que ficou conhecida internacionalmente.
Em 1939, a cantora foi para os Estados Unidos. Levou para acompanhá-la o famoso grupo musical: Bando da Lua. Eles participaram de musicais da Broadway, de programas de rádio e logo gravaram pela Decca Reccords. Em 1949, Carmem assinou com a “Twentieth Century- Fox Production” .
Atuou então no filme: “ Serenata Topical”, ao lado dos importantes atores americanos: Betty Grable e Don Ameche. Nessa comédia musical, Carmem cantava. E por isso continuou cantando em casas noturnas e hotéis.
No mesmo ano, retornou ao Brasil, mas foi criticada, chamada de “americanizada”. Gravou até uma música que dizia: “Disseram que voltei americanizada, mas na hora da comida, gosto mesmo é de camarão ensopadinho com chuchu”.
Na volta aos Estados Unidos fez inúmeros filmes. Fez: “ Uma Noite no Rio”; “Weekend in Havana”;” Minha Secretária Brasileira”;” Entre a Loura e a Morena”; “Alegria, Rapazes”;” Quatro Moças Num Jipe”; “ Serenata Boêmia”;” Sonhos de Estrela”;” Se Eu Fosse Feliz”;” Copacabana”; “ O
Príncipe Encantado”;” Morrendo de Medo” e outros.Foram ao todo 13 filmes.
Com tudo isso, Carmem Miranda foi aclamada como grande estrela. Nunca antes, nem depois, uma artista do Brasil ganhou tanta fama internacional, como ela.
Atuou em muitos programas da televisão americana.
Entre 1954 e 1955, Carmem Miranda, já doente, esteve no Brasil para repouso. Mas voltou aos Estados Unidos e morreu, em Beverly Hills, de ataque cardíaco. Foi enterrada no Brasil, no Rio de Janeiro. Estava com 54 anos, ao falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário