A paz se inicia dentro de nossos corações ao cultivarmos bons sentimentos como a união e a fraternidade.
Semeamos a paz em nosso ambiente familiar se o edificamos com amor, amizade e respeito. Principalmente se ensinamos e exemplificamos para nossos filhos, valores éticos e morais.
De nosso lar, espalhamos a paz por nosso bairro e na rua em que moramos ao buscarmos uma boa convivência com nossos vizinhos. Quando desenvolvemos ou apoiamos ações sociais e amparamos a criança e o jovem possibilitando-os a proteção, a educação e a inclusão. Quando colaboramos com a edificação do ser humano através da possibilidade do trabalho digno e somos solidários com os companheiros que estão necessitando do pão ou da palavra amiga.
A nossa Cidade se ilumina com a paz ao adotarmos uma permanente conduta pacífica.
Se respeitamos a natureza, se auxiliamos na preservação ecológica, não poluindo os rios, os mares e as matas. Se cuidamos dos animais, economizamos energia e a água. Ao reduzirmos, reutilizarmos e reciclarmos tudo que for possível.
Se em qualquer lugar que estivermos, nas ruas, dirigindo no trânsito ou com os colegas de trabalho, reconhecermos e controlarmos nossas vaidades, nosso orgulho, nosso egoísmo e impulsos agressivos.
Sejamos mais gentis e tolerantes.
Conquistamos a paz, quando entendemos que não é humilhação pedir perdão e o quanto é belo perdoar.
Quando não discriminamos e não temos preconceitos com ninguém. Pois não importam diferenças sociais e culturais, a cor da pele, a crença religiosa, a filosofia de vida de nossos semelhantes.
O que realmente é importante é termos um olhar mais sensível, para que percebamos em cada coração o tesouro das aquisições de valores éticos e de generosidade que cada um já acumulou. Todos somos filhos amados de Deus e filhos da mesma pátria.
A diversidade humana é como um lindo jardim, onde somos como flores com cores e belezas diversas.
Colhemos a paz ao descobrirmos que só o amor é capaz de transformar...
Contribui para a paz no mundo quem já é capaz de amar.
Sirlene C. Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário