Fonte da foto: canalverde.tv
No ano de 2011, o tema estabelecido pela ONU para reger as comemorações é "Florestas: a Natureza a seu Serviço".
A educação prepara as novas gerações para o futuro.
Uma boa escola é fator fundamental no desenvolvimento das pessoas e dos países. Mas as escolas também preparam as novas gerações para mudar o futuro.
Nunca, em sua história o futuro da humanidade foi tão preocupante. Isso se deve as intervenções predatórias sobre os recursos de nosso planeta. Precisamos reverter com urgência esta triste realidade. A própria qualidade de vida dos seres humanos está cada vez mais ameaçada. O planeta Terra é nossa casa e esta pedindo nosso socorro! Mas o que podemos fazer em prol do nosso planeta e da sobrevivência planetária? As possibilidades são muitas e estão ao nosso alcance. Porém, dependem de alguns fatores.
Segundo nos orientam especialistas, precisamos de um processo educacional renovador, que agregue novos valores e perspectivas de vida que conscientize as pessoas sobre a importância de melhor usar e preservar a rica natureza que nos cerca.
O meio ambiente é a única fonte de recursos naturais de que o ser humano dispõe para respirar, viver e prosperar.
A destruição do meio ambiente provocada pelo homem acabará por retardar e prejudicar gravemente o processo de desenvolvimento social e econômico das nações.
A prioridade número um dos governantes, no início deste terceiro milênio, deverá ser a de sustentar o crescimento do progresso e solucionar os problemas de expansão demográfica e do bem-estar social sem destruir o meio ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981.
O governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente. Atualmente a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais.
"Florestas: a Natureza a seu Serviço".
A cada ano nascem 77 milhões de pessoas.É mais gente consumindo produtos e recursos naturais. Aí, as indústrias produzem mais, e muitas poluem o ar, as águas e o solo.
As Florestas cobrem 31% da área terrestre total do planeta, abrigam o lar de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e têm responsabilidade direta quando o assunto é a garantia da sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas e de 80% da biodiversidade da Terra.
Fontes do texto: Manual do Meio Ambiente- Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas das Atividades dos Corpos de Bombeiros, Guia Ecológico dos Defensores da Terra e orientações de especialistas publicadas na Internet.
A importância de preservar o meio ambiente
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/
Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. E a população era bem menor e o modo de vida era muito diferente.
Assim, usar madeira de uma árvore para fazer só uma casa não seria um problema. Mas, para erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida de muitos seres. Além disso, com uma população maior há mais interferência no ambiente para ter mais plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.
Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave. Preocupado, em 1866, o alemão Ernst Haeckel criou um termo para definir uma ciência que estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.
Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, para destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida no planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
Hoje todos sabem que é importante preservar a natureza e a data serve para lembrar que devemos pensar sobre o problema.
Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.
Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza. Hoje há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9 bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as espécies.
- Use os dois lados da folha de papel. Aproveitar o que temos é um jeito de preservar recursos naturais.- Não desperdice água ou energia elétrica. Sugira a seus pais que usem menos o carro.- Recicle papéis, latas, vidros e plásticos.- Faça campanhas na escola e em sua rua para conscientizar outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário