01 abril, 2012






http://www.cultura.gov.br/site/2012/03/27/retratos-da-leitura-no-brasil-3/



A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou nesta quarta-feira, 28, da cerimônia de abertura do Seminário Retratos da Leitura no Brasil, promovido pelo Instituto Pró-Livro (IPL). O encontro foi em Brasília, no Centro de Convenções Brasil 21 (SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul).
O objetivo do seminário é divulgar os resultados da 3ª edição da pesquisa, considerada o maior e o mais completo estudo dedicado ao conhecimento do perfil do leitor brasileiro. O evento foi direcionado a autoridades, dirigentes, especialistas de órgãos de Educação e Cultura, entidades, estudiosos e formadores de opinião.


Na ocasião, foram apresentadas as percepções da leitura no imaginário coletivo, os perfis do leitor e do não leitor de livros e as preferências e motivações dos leitores, incluindo os livros digitais e os canais e as formas de acesso ao livro, com destaque às bibliotecas públicas.


Para a presidente do IPL, Karine Pansa, o estudo “visa mostrar muito além do comportamento do leitor brasileiro, mas também promover reflexões e debates sobre os avanços e os impasses que os resultados revelarão”. Encomendado pela instituição junto ao Ibope Inteligência, o trabalho atrai a atenção de especialistas da área da leitura no país.


Centenas de municípios


O estudo envolveu a visita a mais de 315 municípios e cinco mil entrevistas. O propósito da pesquisa é diagnosticar e medir o comportamento leitor e levantar junto aos entrevistados opiniões relacionadas à leitura. Para isso, foi utilizada a pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de 60 minutos).


O desenvolvimento do estudo foi realizado sob a coordenação do Instituto Pró-Livro, com apoio da Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, da CBL – Câmara Brasileira de Livros e do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros e de especialistas convidados responsáveis pela análise dos dados coletados.


por: Glaucia Lira / Comunicação Social


Mais informações: http://www.prolivro.org.br/


(Fonte: Instituto Pró-Livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário