18 abril, 2012

18 de abril - Dia Nacional do livro infantil em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato



“Um país se faz com homens e livros”

Monteiro Lobato

Em 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato. Um dos maiores escritores brasileiros, autor de livros infantis.

Lobato nasceu em Buquira, município de Taubaté, em São Paulo. Neste dia, o Brasil presta homenagem a um grande brasileiro que sempre se preocupou com o desenvolvimento do País. Lutou pela exploração do petróleo no Brasil.

José Renato Monteiro Lobato é seu nome de batismo. Foi advogado, jornalista, editor e escritor. Escreveu os primeiros livros da literatura infantil nacional. Em 1920 publica seu primeiro livro infantil A menina de Narizinho Arrebitado.

Entre suas criações infantis, encontra-se o Sítio do Picapau Amarelo, onde nos apaixonamos com os personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, A bonequinta Emília, Visconde de Sabugosa, Tio barnabé e o Marquês de Rabicó.

É muito importante conhecermos e valorizarmos toda a obra literária do querido José Bento Monteiro Lobato, pelo seu grande exemplo de leitor que desde os 7 anos de idade, já se interessava em ler os livros de seu avó, O visconde de Tremembé.

Além de Monteiro Lobato, a nossa literatura é ricamente representada por outros grandes escritores, que também produziram maravilhosas obras infantis, tais como:

. Érico Veríssimo, que escreveu, para as crianças, Os três porquinhos pobres, As aventuras de Tibicuera, além de outras obras famosas.

. Ziraldo, que escreveu o Menino Maluquinho, entre tantos outros livros para crianças.

.Ruth Rocha, seus livros fazem imenso sucesso entre a garotada. A árvore do Beto, Bom dia, todas as cores, A cinderela das bonecas, Marcelo, marmelo, martelo; e muitos outros interessantes e divertidos livros infantis.

Leiam também Ana Maria Machado, Eva Furnari, Lygia Bojunga, Rachel de Queiroz e todos os nossos grandes autores nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário