15 abril, 2012

História da Biblioteca Infantil Grandes Autores

Sonho de Menina


Era uma vez...
...uma menina que com uns sete anos de idade, transitava entre o mundo “real” e o maravilhoso mundo da imaginação infantil...

No dia-a-dia eu não tinha amigos na vizinhança para brincar. Mas, não me faltaram àqueles amiguinhos que só nós vemos e que ao crescermos, sem que percebamos, eles desaparecem. Ficando com muito carinho, em nossas lembranças.
Algumas pessoas costumam chamá-los de amiguinhos imaginários. Eu creio que são bem reais e fazem parte do universo infantil, como anjinhos protetores.
Recebi muito amor de minha mãezinha e mesmo com uma infância de condição financeira muito modesta, nada me abatia. Sempre fui criativa e alegre.
Tudo a minha volta despertava-me interesse e virava diversão: as plantinhas, os bichinhos do jardim. Eu adorava observá-los e ficava encantada com o fato de serem tão pequeninos...
O que eu mais gostava mesmo era de minha árvore especial, que crescera num barranco. Companheira bem velhinha. Suas grossas raízes me serviam de escada. Ela possuía poucos galhos e a maior parte do ano quase não tinha folhas, era careca... Seu tronco meio oco, servia para que eu escondesse meus preciosos tesouros: Caixinhas de fósforos cheias de botõezinhos e conchinhas do mar, desenhos, saco de biscoitos (para comer depois), tampinhas, retalhinhos, etc.
Minha amiga árvore formava um tipo de colo, que me cabia direitinho. Era como o colo da vovó. Lá do alto eu via o mundo de uma altura de uns três metros ( Naquele tempo me pareciam ser muito mais altos!). Quem passava embaixo de minha árvore não me via, só se olhasse para cima. Como é comum, os adultos, não olharem muito para o céu (Infelizmente, pois a cada dia, Deus nos renova as esperanças, pintando no Céu, um novo e lindo quadro, repleto de luzes...), eu tinha meu lugarzinho secreto, só meu. E, que só eu sabia... Tá! Tudo bem! A mamãe também conhecia, mas, só ela!



O tempo foi passando e um dia, fui apresentada a um lindo livro infantil na escola, não me lembro a história, mas recordo que ele tinha muitas figuras coloridas. Fadas, príncipe, princesa e floresta encantada...Certamente era da Cinderela...
Eu rapidamente virei uma princesa e minha árvore-vovó, tornou-se meu castelo e meus amiguinhos " imaginários" eram os súditos, reis e rainhas...
Aquele livrinho mágico, fez parte de meu universo!
A escola primária e a secundária tinham poucos livros e mamãe não podia comprar outros, nas livrarias. Cresci com pouco acesso ao Amigo Livro. Fiquei com muita vontade de ler.
Desde mocinha, sonhava em ter uma biblioteca onde muitas crianças pudessem se enriquecer com as maravilhosas histórias dos livros infantis.
Casei, recebi de Deus uma linda menina e o tempo passou. Jamais esqueci meu sonho. Vindo a concretizá-lo no dia 1/01/2008.
Meu esposo e minha filha, foram fundamentais neste sonho realizado. Por termos poucos recursos, decidimos montar a biblioteca em nosso lar, no andar térreo.
Busquei orientação junto à Prefeitura do Rio (Ouvidoria da Cultura) e procurei colaboradores para divulgarmos a biblioteca e arrecadarmos livros infantis.

Inauguramos a Biblioteca Infantil Grandes Autores, com pouco livros e estantes feitas com portas de armários que buscávamos nos condomínios próximos. Os primeiros títulos doados vieram da comunidade. O Jornal Globo Barra veio conhecer a Biblioteca Infantil Grandes Autores e noticiou nosso trabalho em incentivo à leitura, através de uma atenciosa entrevista. Assim como os Jornais de Bairro Tocha e o Jornal Caminho das Vargens, Recreio, Barra e Camorim. E, A TV Brasil (EBC) também nos trouxe muito carinho e auxiliou na divulgação da Biblioteca.
Com todo este imprescindível apoio, as doações foram surgindo e a biblioteca Infantil Grandes Autores hoje tem um ótimo acervo, com títulos disponíveis para toda a família, para universitários e profissionais. O espaço é singelo, mas muito bem organizado e principalmente é repleto de amor e alegria.
Meu Lar-Biblioteca tem um ambiente muito especial e acolhedor... Uma magia que envolve a todos. O encantamento de inúmeros autores, com suas histórias maravilhosas, ricas de conhecimento, colorido, fantasias, aventuras e sonhos.

Lendo histórias para os pequeninos eu me emociono com o brilho em seus olhinhos, lembro de minha infância e da primeira fábula que tive contato. Lembro o quanto àquele livro foi especial...

A Palhacinha Marronzinha trouxe mais alegria para a biblioteca. Esta personagem ganhou vida no dia 12 de outubro, dia das crianças. Mas também já fazia parte de meus sonhos e de muitos projetos que aos poucos estão se concretizando e enriquecendo a Biblioteca, com muita luz e magia.

Sentadinhos no tapete, ouvindo-me contar historinhas ou lendo e brincando com a Marronzinha, as crianças viajam, dão asas à imaginação... Em contato com nossos amados autores da literatura infantil elas interagem com um mundo criativo e um universo a ser revelado.
Ainda não tenho formação artística ou acadêmica. Assim como os leitores de nossa biblioteca, também estou ampliando meus conhecimentos com o amigo livro e tenciono voltar a estudar.
Busco sempre orientar-me com profissionais e tudo aqui é feito com muito amor e responsabilidade. Desejo melhorar nosso espaço e adequá-lo para os novos projetos. Temos dificuldades financeiras. Mas, sei que Deus, por ter me possibilitado esta edificante tarefa, em função da fraternidade, não irá nos desamparar e receberemos auxílio de colaboradores e parcerias.

Mais amigos estão chegando e com eles estou recebendo importantes orientações, como da OAB-Barra- Assessoria de Assuntos Comunitários- representada pelo Dr. Márcio Dias.

A Biblioteca Infantil Grandes Autores é meu Sonho de Menina que realizei com o mundo maravilhoso da leitura.

Hoje na Biblioteca Infantil Grandes Autores e com todos estes maravilhosos escritores,todo menino pode ser um grande aventureiro, um bravo guerreiro e toda menina pode transformar-se em princesa, rainha ou fada...


Aqui, vivem especiais momentos, que certamente guardarão em seus corações para sempre e que contribuirão na formação de indivíduos harmonizados e felizes.

Sirlene C. Costa

Lembrando que nossa Biblioteca é apenas uma contribuição à Cultura do amigo livro. Temos em Jacarepaguá a querida Biblioteca Municipal Cecília Meireles (referência em nosso Bairro e sempre divulgada neste Blog). E, nas Escolas Públicas, há ótimas bibliotecas e salas de leitura, onde os professores e outros educadores dedicam-se com muito carinho e capacidade profissional à Projetos maravilhosos em incentivo à leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário