01 abril, 2012


http://prolivro.org.br

Pesquisa com novo Retrato da Leitura no Brasil está na pauta da nova diretoria do IPL

Nos últimos anos importantes passos foram dados para a promoção e estímulo a leitura no Brasil, mas ainda são muitos os desafios. De acordo com o último estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o brasileiro - com mais de 5 anos de idade - lê em média 4,7 livros por ano, sendo que neste dado constam também os livros indicados pela escola, sem eles, o índice de leitura espontânea é muito inferior, de apenas 1,3 livros em média por ano. Firme ao propósito de dar continuidade aos projetos que visam reverter esse cenário, Karine Pansa assume neste mês a presidência do IPL, ao lado de diretores que representam as entidades do livro como CBL (Câmara Brasileira do Livro), Abrelivros (Associação Brasileira dos Editores de Livros Escolares) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).

Karine que atua há mais de 11 anos no mercado editorial, é sócia-diretora da Girassol Brasil Edições e também assumiu recentemente a presidência da Câmara Brasileira do Livro. Nos próximos dois anos, período de sua gestão no IPL, tem pela frente iniciativas importantes como a realização da nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e a continuidade dos Fóruns e capacitação de profissionais do programa Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios, realizado em parceria com os Ministérios da Educação e Cultura e com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

A nova presidente assume o posto de Sônia Machado Jardim que esteve na gestão do instituto entre os anos de 2009 e 2010. Importantes iniciativas foram realizadas e marcaram sua atuação, como a instalação Floresta de Livros, que patrocinou durante a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O espaço temático voltado para o público jovem foi uma das principais atividades da programação do evento e recebeu o prêmio Colunistas Design na categoria Design Ambiental do Ano.

A realização da campanha Mãe Lê pra Mim? foi outra bela iniciativa, baseada nos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil que aponta a mãe como a maior responsável na formação de leitores, levou através de doações de livros e mobilização em campanhas na TV a importância das famílias no papel de promotores da leitura.

Seu mais recente projeto foi o espaço O livro é um viagem, realizado durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A instalação temática que promoveu uma verdadeira viagem ao mundo da leitura foi o espaço mais visitado durante o evento.


Além das iniciativas que já estão na pauta, Karine Pansa quer dar continuidade aos eixos estratégicos do Instituto Pró-Livro que têm realizado transformações significativas na promoção do acesso ao livro e a leitura no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário