20 abril, 2011

Se seus heróis são maus exemplos ou morreram de overdose, você precisa rever seus conceitos!



Na novela da Globo “ Ti-Ti-Ti” de Maria Adelaide Amaral, assisti a uma cena, muito interessante protagonizada pela querida e talentosa Drica Moraes e Clara Tiezzi, uma excelente atriz mirim de onze anos. Teresa Batalha (Drica) faz apologia aos seus heróis que morreram por overdose citando a música (do Cazuza e Frejat). Mabi a personagem representada por clara fez um importantíssimo comentário: “ Se seus heróis morreram de overdose, era melhor que ela revisse seus conceitos quanto aos heróis escolhidos”.


A mensagem que a autora Maria Adelaide Amaral nos transmitiu foi imprescindível.
Este assunto merece a reflexão e a discussão em família. Nas escolas, pode ser utilíssimo material a ser trabalhado com muito proveito, entre educadores e alunos.



Quem são os heróis de nossas crianças, adolescentes e jovens?

É muito importante que estimulemos boas referências, principalmente entre crianças e adolescentes, para que enriqueçam o universo infantil com exemplos edificantes. Com os valores humanos que contribuem para uma saudável formação moral e ética.


Quem nossas crianças consideram seus exemplos de conduta, de inteligência e de sucesso? Serão apenas os mais bonitos? Os mais ricos? Os que estão na mídia? Ou são os mais esforçados? São aqueles que venceram, após superarem suas adversidades, sempre com determinação e ética para alcançarem seus objetivos? Que mostraram seu talento com dignidade e se tornaram famosos pela genialidade e principalmente por terem nobreza de caráter?

O Brasil tem seus heróis. Heróis que por mérito, devem ser conhecidos por nossas crianças. Encontram-se nas ações solidárias, nas expressões artísticas, na ciência, na educação, nos esportes, na literatura, etc.
É preciso valorizarmos estes homens e mulheres geniais aqueles que contribuíram e os que estão contribuindo para a construção de nossa nação, para a nossa história e para que o Brasil fosse respeitado no exterior por seus valores científicos, culturais e artísticos.

A criança que desenvolve sentimentos nacionalista e é estimulada às referências positivas, se interessa mais pela busca do conhecimento, torna-se um adulto mais íntegro, que ama e tem orgulho do seu país.

Alguns dos nossos heróis nacionais
:




Joaquim José da Silva Xavier(Tiradentes) e Rui Barbosa



Oswaldo Cruz e Betinho-Herbert de Souza




Pelé-Édson Arantes do Nascimento e Santos Dumont



Ayrton Senna e Zumbi dos Palmares



Marechal Rondom e José Bonifácio de Andrada e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário