Os portugueses tomam posse do Brasil
Antes se dizia que Cabral chegou ao Brasil por acaso, pois precisou fugir de uma calmaria (ventos fracos) e por isso se distanciou das costas africanas, Esta explicação é considerada ultrapassada pela maioria dos historiadores atuais.
Bem antes dos portugueses tomarem posse do Brasil, os espanhóis já tinham chegado ás Américas. De fato, em 1492 Cristovão Colombo, a serviço dos reis da Espanha, chegou à América Central e os irmãos Pinzón, pouco tempo depois, passaram pela parte norte do Brasil.
Em 1498, Vasco da Gama descobriu o sonhado caminho marítimo para as índias. Dois anos depois, o rei D. Manuel (O Venturoso) organizou uma grande esquadra comandada por Pedro Alvarez Cabral, também em direção as índias. Porém , o rei português já sabia da existência de terras na parte do mundo que lhe cabia pelo tratado de Tordesilhas (assinado em 1494). Por esse acordo, Portugal exigiu que a linha divisória das “novas” terras passasse a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Tudo o que ficasse a oeste dessa linha seria da Espanha e o que ficasse a leste seria de Portugal. Com isso, garantiu a posse de parte das terras americanas seis anos antes da chegada de Cabral ao Brasil.
Assim, em 9 de março de 1500, partiu a grande esquadra com duplo objetivo: Tomar posse oficialmente do Brasil e continuar viagem rumo á s Índias para fundar feitorias e assegurar o comércio de especiarias. Agora que haviam descoberto um novo caminho para o Oriente.
A esquadra de Cabral chegou à Bahia em 22 de abril de 1500. Foram celebradas duas missas, pois a religião cristã sempre acompanhava as conquistas portuguesas.
Dizer, então que o Brasil foi “descoberto” é historicamente incorreto por dois motivos: 1º o atual território brasileiro já era habitado por numerosas nações indígenas, muito antes de os portugueses chegarem e 2º motivo é que os estudiosos afirmam que os europeus já sabiam da existência das terras brasileiras. Portanto, 22 de abril de 1500 foi o dia em que os portugueses tomaram posse das terras onde hoje é o Brasil.
Fontes: Pesquisas em livros didáticos em nossa biblioteca.
22 de abril- Descobrimento do Brasil
Toda a emoção da chegada de Cabral
A emoção cresce devagar nos corações dos cerca de 1.300 homens, em meio ao tédio de torturantes dias presos na calmaria da costa africana. De repente, ao amanhecer da “terça- feira das Oitavas de Páscoa”- era 21 de abril-, os marinheiros se agitam nas amuradas: eles notam, na tona d’água, ervas flutuando. São sinais inequívocos de que há terra nas proximidades. No dia seguinte, pela manhã, aves desenham círculos no céu. A excitação a bordo aumenta. No fim da tarde, quando os frades iniciavam as orações das vésperas,”um rasgão no céu trouxe o sol e iluminou a silhueta de um monte que se recortava no horizonte”.O brado histórico do “terra à vista” ecoou quase ao mesmo tempo em todos os 12 navios. A alegria alastrou-se pelos conveses e chegou aos porões. Até os degradados, criminosos que seriam abandonados em qualquer praia estrangeira, gritavam de alegria. O capitão- mor Pedro Álvares chama para junto de si o escrivão Pero Vaz de Caminha e dita, solene: “ Hoje é 22 de abril de 1500. Estamos em plena semana na Pascoela. O monte vai chamar-se Pascoal, e a terra, Vera Cruz”. fonte.: Revista Galileu - fevereiro 2000- Texto do livro Nau Capitânia, uma biografia de Cabral- de Walter Galvani
Nenhum comentário:
Postar um comentário