19 abril, 2011

19 de Abril




Dia do Exército Brasileiro




Fonte da foto: forte.jor.br



A força da nossa força

Somos o que é a miscigenada população brasileira: brancos, negros, índios, homens e mulheres de todas as classes e credos. Nem um predicado a mais, nem menos. Simplesmente, a expressão armada do povo e da liberdade: uma Força Solidária, vibrante e vitoriosa. Em nossos quartéis, valorizamos os méritos, as ideias, a ação e a solidariedade. É esta força coletiva _ um por todos e todos, todos por um que tem feito do Exército Brasileiro uma Força sempre à altura da grandeza do Brasil.





CCOMSEX-Centro de Comunicação Social do Exército



Foto :Aurélio Alonso/Rede APJ/ADI- www. araraquara.com
Soldado Brasileiro da Tropa de Paz da ONU-Carinho com as crianças Haitianas


Há coisas na vida que foram feitas mais para ser sentidas do que explicadas. Por exemplo: ser soldado. Pode-se perguntar: Que tipo de estímulo leva a entregar-se aos sacrifícios sem a contrapartida de maior recompensa senão sentir-se realizado com a missão bem cumprida? “Ou então: Que o leva a saltar de para-quedas, escalar montanhas, meter-se na selva e na caatinga, cruzar os pantanais, vadear os rios e atravessar os pampas, indo a toda parte que a Pátria lhe ordenar, sem reclamar de nada? Impossível responder. Afinal, ser soldado é um estado de espírito.
...Vale a pena ser soldado! Vale a pena ser do Exército Brasileiro! E ninguém tente entender! Melhor apenas sentir...

...Eu, você, quem somos sozinhos?

Juntos somos A Força da Nossa Força.



Lindos poemas da revista A Força da Nossa Força-Exército Brasileiro-Publicação CCOMSEX-Centro de Comunicação Social do Exército
http://www.exercito.gov.br/web/guest/o-exercito







Guarnição de Brasília comemora o Dia do Exército





Palanque Principal




Brasília – No dia 19 de abril, comemorou-se o Dia do Exército na Guarnição de Brasília, 363º aniversário da 1ª Batalha dos Guararapes, com uma formatura presidida pela Presidenta da República, DILMA ROUSSEF, acompanhada do Vice-Presidente da República, MICHEL TEMER, do Presidente da Câmara dos Deputados, MARCO MAIA, do Presidente do Supremo Tribunal Federal, CEZAR PELUSO, do Ministro da Defesa, NELSON JOBIM, demais Ministros de Estado, do Comandante do Exército, General- de- Exército ENZO MARTINS PERI, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, dos Comandante da Marinha e da Aeronáutica, de Ministros do Superior Tribunal Militar, de Oficiais-Generais do Alto-Comando do Exército, do Almirantado e do Alto-Comando da Aeronáutica, de Oficiais-Generais da Guarnição de Brasília, de autoridades civis e militares e de convidados.

Durante a cerimônia, foram condecoradas com a Ordem do Mérito Militar personalidades e autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras, que prestaram relevantes serviços ao Exército, bem como as Organizações Militares e Instituições Civis, nacionais e estrangeiras, credoras de homenagem especial do Exército Brasileiro.




Mensagem da Presidenta da República por ocasião do Dia do Exército
Brasília – No dia 19 de abril, foi lida a mensagem da Presidenta da República, DILMA ROUSSEFF, durante a cerimônia de comemoração do Dia do Exército.
Leia na íntegra a mensagem.





"Integrantes do Exército Brasileiro!

Na data de hoje, há trezentos e sessenta e três anos, travou-se em Pernambuco a Batalha de Guararapes. Naquele 19 de abril, em uma época em que o Brasil ainda não existia como nação independente, já existiam brasileiros.

Homens e Mulheres, brancos, negros e índios dispostos a arriscar suas próprias vidas contra o invasor estrangeiro, em defesa dos interesses da Pátria.

É muito apropriado, por esta razão que o dia 19 de abril tenha sido escolhido como o Dia do Exército.




O que aconteceu em Guararapes contribuiu para cimentar as bases da nossa nacionalidade.

A missão que teve início naquele dia de 1648 continuou a ser desenvolvida ao longo do tempo e se confunde, hoje, com a própria essência do Exército Brasileiro.
As tropas da Força Terrestre, em permanente prontidão, são a garantia indispensável da segurança do país.

Um país de vocação pacífica e democrática, que valoriza o diálogo, a justiça, o respeito aos direitos humanos e que vem se consolidando como uma sociedade próspera e fraterna, que busca a igualdade de oportunidades para todos. Na verdade, uma das maiores democracias do mundo.

O exército desempenha, nesse contexto, tarefas da maior importância. Os soldados brasileiros desenvolvem – em todo o território nacional e nas regiões mais remotas e isoladas do Brasil – ações de cunho social de valor inestimável: levando serviços de saúde a populações carentes, prestando socorro em situações de calamidade, apoiando os trabalhos da Justiça Eleitoral, participando de projetos de instalação de infra-estrutura física ou, em caráter emergencial, garantindo a lei e a ordem.





Nosso Exército é respeitado dentro e fora do país. Reconhecido pelas conquistas de nossos pracinhas em solo europeu, durante a Segunda Guerra Mundial, e pela participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas em todo o mundo.

No comando da Missão para a Estabilização do Haiti, por exemplo, o Exército Brasileiro vem dando mais um exemplo de responsabilidade, humanidade e honradez. Essa éuma extraordinária atividade de apoio e pacificação de uma nacionalidade que sofreu toda sorte de privações.




A sociedade brasileira tem plena confiança na eficiência dos integrantes da Força Terrestre. Os valores que lhes são inerentes – patriotismo, profissionalismo e dedicação – fazem dessa instituição uma fonte permanente de orgulho para o País.

Em nome de todos os brasileiros e brasileiras, a Presidenta da República tem a satisfação de prestar, na data de hoje, justa e sincera homenagem aos homens e mulheres que integram o Exército Brasileiro.

Trabalhadores altivos e abnegados, nossos soldados cumprem a nobre missão de contribuir para o desenvolvimento do país e de zelar pela defesa da soberania nacional.

Parabéns, Exército Brasileiro!"




Escolta de Honra

Recepção do Comandante do Exército

Guarda de Honra






Desfile da Tropa





Fonte do texto e fotos: Centro de Comunicação Social do Exército
http://www.exercito.gov.br/web/midia-impressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário