25 maio, 2012

A vacinação contra a gripe é recomentada para as gestantes.



Atualizado em:24/05/2012
O público que proporcionalmente menos se vacinou durante a campanha no Rio de Janeiro é o de gestantes. Até esta manhã, apenas 40% das grávidas do estado foram aos postos de saúde se proteger contra a doença.
A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. As campanhas de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde têm conseguido índices cada vez maiores de imunização. Isso se reflete na redução de casos e óbitos pelo vírus da gripe no país. . Em 2010, 148 pessoas morreram por conta de complicações. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 53 mortes, o que representa uma redução de 64%.
A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). Ela proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade.
A campanha envolve 4.200 postos de vacinação fixos e volantes em todo o Estado, 25 mil profissionais e 2.800 viaturas. A vacina, trivalente, tem a mesma composição da usada na última campanha, realizada em 2011. Por esse motivo, as crianças que foram vacinadas ano passado devem receber apenas uma dose este ano. Na última campanha, 85 dos 92 municípios do Estado do Rio atingiram a meta de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário