27 maio, 2012


O que é sustentabilidade?
A população mundial, hoje em 7 bilhões de pessoas, deverá chegar a 9 bilhões em 2050. A demanda por recursos naturais, que se tornam cada vez mais escassos, só aumenta. A desigualdade econômica só faz aumentar. Sustentabilidade exige um padrão de vida decente para todos hoje, sem comprometer as necessidades de gerações futuras.
E isto significa encontrar melhores formas de agirmos. Como por exemplo:
·         Como podemos ajudar a tirar pessoas da pobreza e fazer com que consigam bons empregos, ao mesmo tempo em que protegemos o meio ambiente?
·         O que fazer para oferecer a todos acesso a energia limpa, assegurando-nos de que a energia que produzimos não contribua para as mudanças climáticas?
·         Como fazer para que todos possamos ter acesso a água, alimentação e a nutrientes que todos necessitamos?
·         O que fazer para tornar nossas cidades melhores, de forma que todos possamos desfrutar de uma qualidade de vida decente?
·         Como criar sistemas de transportes de melhor qualidade que nos permita chegar onde desejamos, sem causar grandes engarrafamentos e gerar poluição?
·         Como assegurar que nossos oceanos estejam saudáveis e que a vida marinha não seja ameaçada pela poluição ou pelas mudanças climáticas?s
·         Como garantir a resiliência de nossas comunidades frente aos desasters naturais?
A solução destes desafios é um impulso inicial para a construção do futuro que queremos.
Dados detalhados da ONU
Encontrar soluções sustentáveis é essencial para o trabalho da ONU. Disponibilizamos aqui análises de políticas e comentários sobre sustentabilidade, sempre a partir de material produzido pela ONU.
A sustentabilidade está irremediavelmente ligada às questões básicas de igualdade – ou seja, equidade, justiça social e maior acesso a uma melhor qualidade de vida, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2011, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Este relatório chama por ações urgentes com o objetivo de reduzir o ritmo das mudanças climáticas, evitar maior degradação do planeta e reduzir as desigualdades, já que a deterioração ambiental ameaça reverter progressos recentes de desenvolvimento humano em relação à população mais pobre do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário